O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem três pré-candidatos para disputar o cargo de prefeito de Formiga, nas Eleições 2012, que ocorrem em outubro. Os nomes são: o vereador Gonçalo Faria, o vice-prefeito Antônio Carlos Lamounier, conhecido como Antônio Metralha e o médico Concéssio Batista.
O presidente do PSB municipal, Elton Costa contou que na noite desta quarta feira (25), a Comissão Executiva Municipal, se reuniu no consultório de Concéssio Batista e definiu que a agremiação terá candidatura própria a sucessão do prefeito Aluisio Veloso/PT e os nomes escolhidos foram de forma consensual.
Durante a reunião, Elton Costa, apresentou a relação das pré-candidaturas a Câmara Municipal para o pleito de 2012. ?Temos 35 pré-candidaturas à Câmara Municipal. São competitivas, sendo 11 mulheres e 24 homens. Ressalto que somos o partido no município que mais tem pré-candidatas. Estes nomes estão engajados não só na construção partidária, mas em um projeto político?.
Nas eleições de 2008, o PSB obteve 4.500 votos, 12% do eleitorado, com 10 candidatos, sendo três mulheres, elegendo o atual vereador Gonçalo Faria, o quinto mais votado com 1.348 votos e o vice-prefeito Antonio Lamounier. Já em 2012, este número acompanhou o crescimento da agremiação com 35 pré-candidaturas à Câmara Municipal e três pré-candidaturas a prefeito.
O secretário de Estratégias Políticas, Matheus Augustus, também fez uma retrospectiva dos últimos anos e lembrou os principais desafios para o próximo pleito, como a meta de ter uma candidatura própria a prefeito e eleger quatro vereadores. ?Temos grandes nomes para prefeito e para a Câmara Municipal. Todavia, neste momento apresentamos as pré-candidaturas do atual vice -prefeito Antonio Metralha, do conceituado pediatra Concéssio Batista e do atual presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Faria. São ótimos nomes. Somos um partido aliancista, e trabalhamos para servir a sociedade. Não estamos lançando estas pré-candidaturas como uma imposição ou uma ditadura partidária, mas como alternativa para a continuidade do que iniciamos em 2004 e com a reeleição em 2008 do prefeito Aluísio Veloso?.
Presente na reunião, o vice prefeito de Formiga Antonio Lamounier, afirmou que a ação ética e competente da atual direção é que garantiu o crescimento do PSB, o que reflete no grande número de filiações de qualidade que ocorreu em 2011. ?As pessoas se aproximam pela história de coerência que nós socialistas construímos até agora?.
O médico Concéssio Batista destacou a importância dos trabalhos de agora em diante para as eleições. ?O partido decidiu dessa forma, de lançar esses três pré-candidatos, agora, vamos começar as articulações, mas foi relevante essa iniciativa do PSB em lançar um candidato a prefeito?.
Já Gonçalo Faria ressaltou que ?o PSB cresce porque busca a Justiça social, os pré-candidatos apresentados estão comprometidos com Formiga. Se eu for o indicado, farei tudo para honrar a legenda e os companheiros. O povo de Formiga merece o nosso respeito e trabalho sério?, ressaltou o vereador.
O vice-presidente da legenda, Cleuton Lima, destacou que o PSB tem ?causas, compromissos e atitudes que não se desviam durante o caminho iniciado em 2005?.Para o ilustre militante estes fatores são os pilares para o crescimento da legenda não só no município, mas principalmente a nível nacional.
Elton Costa afirmou que o critério para a escolha do nome que concorrerá ao cargo de prefeito, terá como parâmetros densidade eleitoral, poder de aglutinação e aporte financeiro. A ideia é nos próximos meses debatermos com outras agremiações, como já estamos fazendo, e construirmos um projeto político. Mas sem imposição. Vamos realizar duas pesquisas quantitativas e qualitativas, para enfim anunciarmos quem será o candidato socialista a sucessão do prefeito Aluísio Veloso. Este é um momento de ficarmos ?surdos? de falar e ?roucos? de ouvir?, disse.

COMPATILHAR: