Da Redação

Após longos anos de espera, a população do Geraldo Veloso e bairros vizinhos contam agora, de fato, com um posto do Programa Saúde da Família. A entrega do prédio onde funcionará o PSF, que recebeu o nome do psicólogo Georges Khouri falecido em dezembro de 2015, ocorreu no sábado (19).

“Assumimos a obra inaugurada, mas de forma inacabada, sem a mínima condição de atender os moradores da região. A conclusão da UBS foi colocada como uma das prioridades e, enfim, podemos dizer oficialmente que o PSF Geraldo Veloso está apto para a equipe de saúde trabalhar”, disse o prefeito Eugênio Vilela na ocasião.

Durante a entrega, foi realizada no PSF mais uma edição do projeto Unidos Pela Saúde. “A participação dos moradores da região é muito boa e nada melhor para comemorar uma data tão importante quanto o Unidos Pela Saúde, que foi um sucesso em todas as quatro edições”, comentou o coordenador da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Pimentel.

Logo no primeiro dia de funcionamento, os moradores puderam ser atendidos por vários profissionais de saúde. Na ocasião, foi feito atendimento médico, vacinação, exame preventivo de câncer de colo do útero, palestra sobre escovação de dentes para crianças, confecção e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

O PSF conta com atendimento diário de médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde e de endemias. Também são oferecidos atendimentos com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. Os dias e horários deverão ser consultados na própria unidade.

Tempo de espera

Desde 9 de janeiro de 2014, quando foi assinado pelo então prefeito, Moacir Ribeiro, em Belo Horizonte, o convênio no valor de R$ 1.037.075,80 para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Geraldo Veloso, que a população aguarda a entrega do imóvel.

A licitação para o início das obras estava prometida para maio do mesmo ano, mas um ano depois os trabalhos sequer haviam começado.

Para não deixar a população totalmente sem assistência, o posto passou a funcionar de maneira improvida na sede da Associação do bairro, mas não oferecia nem espaço nem infraestrutura necessária.

Na falta de um local adequado, em situações de maior necessidade, a população recorria ao Posto de Saúde do bairro Vargem Grande, que acabou sendo fechado em outubro de 2014, após a Prefeitura ficar por diversos meses sem pagar o aluguel do imóvel que abrigava o PSF.

Só em maio de 2016 as obras para a construção do posto de saúde começaram e a estrutura foi inaugurada no dia 31 de dezembro do ano passado pelo prefeito Eduardo Brás, que substituiu Moacir Ribeiro, que estava afastado das funções desde 1º de setembro por decisão da Justiça.

COMPATILHAR: