Na terça-feira (1º), a psicóloga conveniada da Polícia Militar, Shayara Lorena Arantes Oliveira, esteve na sede da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar e ministrou uma palestra aos militares durante o treinamento semanal. O tema abordado foi ?A contribuição da Psicologia nos Cuidados com a Saúde Mental do Policial Militar?.
Shayara Arantes falou sobre a Polícia Militar como uma instituição pública de prestação de serviços, com o propósito de fazer valer o direito à segurança. Ela ressaltou também sobre os componentes físicos e cognitivos evidentes, componentes psíquicos, dinâmica consciente e inconsciente nas relações entre as pessoas e a organização do trabalho.
A palestrante fez questão de intensificar sua fala, em torno do acúmulo de funções somado ao modelo policial pautado em prevenção, treinamento e investigação. Falou ainda sobre a aplicabilidade da organização do trabalho frente à exigência social e a implicação na saúde mental do profissional.
Sobre o acompanhamento psicológico, Shayara Arantes explicou sobre a precaução e o tratamento, para fins de preparo e apoio ao policial para enfrentar a tensão e ter estrutura para superar o erro, ou mesmo de não chegar ao ponto de praticá-lo.
Finalizando a palestra, a psicóloga realizou uma dinâmica envolvendo os militares, com a finalidade de avaliar o senso pessoal da tropa. Em seguida, os policiais fizeram várias perguntas, sanando suas dúvidas referentes ao comportamento, interagindo espontaneamente.
Após a palestra, o capitão Euzébio fez questão de agradecer a presença da palestrante. Shayara Arantes recebeu do primeiro-tenente Marcos um certificado de agradecimento e reconhecimento pela palestra ministrada aos militares.

COMPATILHAR: