O ex-ministro José Dirceu esteve na quinta-feira (31) em Belo Horizonte para participar de um evento organizado pelo PT da capital. Dirceu, condenado no processo do mensalão, foi recebido sob aplausos de cerca de 200 pessoas que lotavam o auditório. Assim que foi convidado a compôr a mesa, a plateia de militantes e autoridades do partido gritou: Dirceu, guerreiro do povo brasileiro. O petista não falou com a imprensa.
José Dirceu discursou no ato em defesa do PT e dos direitos democráticos, que aconteceu na sede do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA) de Minas Gerais na região Centro-Sul.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha, Dirceu utilizou os 45 minutos de seu discurso para reafirmar que não existem provas contra ele na ação do mensalão. A ação penal não foi julgada. No meu caso, eles mesmos reconheceram que não há prova. Eles assumiram que me condenaram sem prova, disse Dirceu, em tom ameno.
Ele e os outros correligionários que discursaram evitaram usar o termo mensalão, mas Ação Penal 470. Ainda assim, Dirceu chamou o mensalão de mentirão.
O ex-ministro ainda atribuiu o julgamento do mensalão a uma a ação de vingança dos partidos de direita do país para desestabilizar o PT e as conquistas do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual presidente, Dilma Rousseff. Os aparelhos que desenvolvem projetos e ideias estão cada vez mais controlados pela direita, não é só a imprensa.
Assim como o presidente nacional do partido, Rui Falcão, anteontem, Dirceu também criticou a imprensa que estaria criando um mundo irreal e defendeu a regulação midiática aos moldes do que ocorre em países da Europa, segundo ele. Não apenas o ex-ministro, mas todos os dirigentes do PT adotaram o discurso de crítica à mídia.
José Dirceu disse que vai percorrer o Brasil nos próximos meses em eventos como o de ontem na capital mineira. O próximo destino é Brasília, na próxima terça-feira. Não vou me calar, destacou.
O ex ministro ainda defendeu o pronunciamento da presidente sobre a redução da conta de energia e que está sendo alvo de questionamento pelo PSDB. O que nós precisamos é isso: bateu, levou.
Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de prisão por chefiar o esquema do mensalão. Por ser advogado, ele poderá ficar em sala de Estado Maior até que a sua sentença se torne definitiva, ou seja, sem possibilidade de recursos. Essa sala pertence a alguma corporação militar. Geralmente um quartel da PM é escolhido. Não é cela especial e não possui grades.
O STF, no entanto, ainda não sinalizou se acatará o pedido do Ministério Público Federal (MPF) pela prisão imediata dos réus após o julgamento. A tendência é que a Corte aguarde o julgamento de todos os recursos.
Esta semana, o advogado do ex-ministro recorreu da decisão liminar do ministro Joaquim Barbosa para o recolhimento dos passaportes dos condenados no processo. O defensor quer que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) resolva a questão.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: