A capacitação dos estagiários e funcionários do Unifor-MG que ministrarão o Curso de Qualificação de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla foi encerrada na semana passada. Os módulos foram realizados nos dias 10, 23, 24, 28 e 30 de agosto.
O Curso de Qualificação de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla terá início no dia 14 de setembro. O primeiro módulo será sobre ?Segurança no trabalho? – Roupas adequadas e uniformes, equipamentos e materiais de proteção, cuidados no uso de instrumentos e materiais.
No dia 21 de setembro, o módulo será sobre ?Higiene no trabalho? – Higiene pessoal, higiene dos materiais, equipamentos e local de trabalho, doenças e prevenção e noções de organização.
Dia 5 de outubro, o módulo será ?Saúde no trabalho? – Acidentes e primeiros socorros, cuidados no uso do computador. Haverá outro módulo sobre ?Meio ambiente? – Preservação; reciclagem, reutilização e redução do lixo; importância de ações coletivas para a conservação e a melhoria do meio ambiente.
Outros dois módulos serão ministrados no dia 19 de outubro: ?Direitos humanos? – Formação do povo brasileiro (etnia, sexo, deficiência, religião e classe social), inclusão social e acessibilidade; ?Procedimentos adequados para a busca de emprego? – Apresentação pessoal, boas maneiras, informações pessoais, preenchimento de formulários.
Os módulos do dia 26 de outubro serão: ?Preparação do profissional e relações interpessoais no trabalho? – Características da profissão, habilidades do profissional, profissão no mercado, comportamento (atitudes, hierarquia, comunicação, saber conviver com a diversidade e pluralidade nos diferentes ambientes); ?Documentos essenciais do trabalhador e noções sobre a legislação trabalhista? – CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de reservista, atestado de saúde: como obtê-los e como usá-los, contrato de trabalho, jornada de trabalho, direitos e deveres, salários e remunerações, faltas, férias, 13º salário, licenças, a importância e a função dos sindicatos.
Nos dias 9 e 23 de novembro, será o módulo ?Identificação dos materiais e instrumentos de limpeza em geral? ? Classificação, tipos e utilidade, utilização correta, organização e guarda, economia de material, seleção de materiais, produtos e instrumentos necessários para cada espaço ou objeto: limpeza do teto, limpeza do chão (cerâmica, taco, tapetes, carpetes e outros), limpeza de paredes e portas, limpeza de armários e mesas (madeira, fórmica, plástico e outros), limpeza de janelas e espelhos, limpeza de banheiros, limpeza de cozinha, limpeza de utensílios como cinzeiros e objetos de adorno, coleta adequada de lixo.
Dia 30 de novembro, será o encerramento do Curso de Qualificação de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, com a Solenidade de Entrega de Certificados e um almoço de confraternização.
O Curso de Qualificação
O Projeto de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla foi elaborado por meio de uma parceria entre o Centro Universitário de Formiga ? Unifor-MG e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ? Apae.
A área definida é de Serviço de Conservação, Manutenção e Limpeza, para capacitar os alunos para atuarem no cargo de Auxiliar de Limpeza. A carga horária total do Curso de Qualificação é de 100 horas.
O objetivo da proposta é desenvolver o programa de capacitação e treinamento destinados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de modo a otimizar as qualidades e habilidades, visando à inserção delas no mercado de trabalho.
A qualificação visa a qualificar o aprendiz para a execução de tarefas específicas na função de Auxiliar de Limpeza, observando as medidas de segurança e manuseio adequado de materiais e equipamentos, por meio de atividades práticas para que o educando possa executar e produzir um determinado trabalho com qualidade, quantidade e responsabilidade na função na qual ele será inserido, futuramente, de acordo com as demandas no mercado.
É vasta a área de atuação de Auxiliar de Limpeza que pode atuar em diferentes empresas comerciais, industriais, turísticas e residenciais. O Auxiliar de Limpeza executa trabalhos rotineiro de limpeza, geralmente em edifícios, escritórios, universidades, fábricas, escolas, hospitais, residências e outros locais.

Comentários
COMPATILHAR: