Os idosos acima de 60 anos devem ser incluídos em breve na aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Minas Gerais. A expectativa é do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. 

A decisão, no entanto, ainda depende do Ministério da Saúde. Por enquanto, apenas imunossuprimidos estão aptos a tomar o segundo reforço no Estado. 

“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pautou esse cenário para uma reunião que será realizada na semana que vem. E há expectativa sim de incluirmos especialmente os idosos, acima de 60 anos, assim como os imunodeprimidos estão incluídos”, disse em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quinta-feira (10). 

Antes disso, o Estado ainda quer concluir a aplicação do reforço em outras faixas etárias já aptas à imunização. Em Minas, apenas 30% dos mineiros incluídos no público-alvo tomaram a terceira dose. 

“Mas antes da quarta dose, nós ainda temos muita gente que não tomou a terceira. Então nossa maior preocupação agora é garantir a terceira dose da população adulta. Por enquanto, cerca de 30% tomaram e temos 50% que poderiam ter tomado”, concluiu, considerando, ainda, o número alto de pessoas que nem ao menos concluíram o esquema vacinal com duas aplicações. 

São cerca de 2,4 milhões com doses em atraso no Estado. “Temos que garantir a vacina do adulto para pensar na quarta dose. Mas não vamos tomar essa decisão agora porque ainda é discutido. Nosso foco é a segunda e terceira doses, além da vacinação infantil”, finalizou.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: