O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Formiga divulgou nesta quarta-feira (10), mais um resultado parcial da Campanha de Vacinação contra a gripe na cidade.

Até o momento, 6.697 formiguenses já estão imunizados. São 1.610 pessoas a mais que o divulgado no último levantamento, feito no dia 2 deste mês.

“O início da campanha é sempre um pouco mais lento, mas agora, com o Dia D e a chegada do frio, mais pessoas tendem a procurar os postos de Ssde à procura da vacina”, explicou a coordenadora do setor de vigilância epidemiológica, Ana Dalva da Costa.

A estimativa é de que cerca de 20 mil formiguenses sejam imunizados neste ano.

Os idosos continuam à frente nos números. Até agora, 4.167 já estão vacinados. Formiga tem 8.763 pessoas com mais de 60 anos. As crianças e as gestantes continuam como foco da intensificação. Foram imunizadas 886 e 195, respectivamente, de um total de 4.313 e 1.500.

Trabalhadores de saúde (477), puérperas (54), professores (63) e pessoas com baixa imunidade devido a alguma doença (855) apresentam números considerados normais, já que não é possível estabelecer um número exato de pessoas que pertençam a esses grupos. Privados de liberdade e profissionais do sistema prisional também serão vacinados até o final da campanha, no dia 26 deste mês.

 

Dia D

A mobilização nacional de vacinação contra a gripe, o Dia D, será realizada no próximo sábado (13), em todo o país. Em Formiga, aqueles que não podem comparecer durante a semana, terão a oportunidade de procurar pelo Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro para tomar sua dose da vacina.

“É muito importante que todos que pertencem a um dos grupos alvo procurem pelo PSF. A prevenção é a maior proteção. Quem não puder ir no sábado, a campanha continuará normalmente nos Postos de Saúde até o dia 26”, disse Ana Dalva.

No sábado, especialmente, os PSF’s farão o procedimento das 8h às 17h. Normalmente, ele é feito das 7h às 16h. É importante que quem for se vacinar apresente um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.

 

Comentários
COMPATILHAR: