Quase um sexto dos deputados federais e dos senadores disputam as eleições municipais para prefeitos e vices em outubro próximo, diretamente. Os outros cinco sextos disputam de forma indireta, já que vão trabalhar nas campanhas para elegerem os candidatos de suas preferências. Isso porque daqui a dois anos haverá eleição para a Câmara e para o Senado e apoio dos prefeitos aos candidatos a deputados federais e senadores é considerado ?muito importante?.
Pelos últimos levantamentos, 87 parlamentares, entre deputados e senadores, disputam as eleições de outubro. São 84 deputados na disputa e três senadores. Da bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas vão disputar as eleições municipais. O PT, que é o segundo maior partido da Câmara, com 79 deputados, tem 17 disputando as eleições de outubro. O PMDB, que tem a maior bancada na Câmara, com 94 deputados, tem 12 candidatos.
O Democratas, que tem uma bancada na Câmara de 52 deputados, tem nove candidatos nas eleições municipais. O Partido da República (PR) disputa o pleito com sete candidatos. O PSDB com seis deputados. Com cinco deputados disputam as eleições o Partido Progressista (PP), o PCdoB e o PDT. Com quatro o PSB e o PV. Os três deputados que integram a bancada do Psol no Congresso Nacional estão disputando as eleições de outubro, em São Paulo (Ivan Valente); Rio de Janeiro (Chico Alencar) e Porto Alegre (Luciana Genro).
O PTB, o PPS e o PSC tem dois deputados candidatos cada um; o PMN e o PRB tem um deputado candidato. O PRB tem também um senador, que é candidato à prefeitura do Rio de Janeiro (Marcelo Crivela). O PDT também tem um candidato senador que vai disputar a prefeitura de Fortaleza (Patricia Sabóia). O PMDB disputa a prefeitura de Santana (AP) com o suplente de senador no exercício do mandato, Geovani Borges.
Em relação à bancada feminina na Câmara, que é composta de 46 deputadas, 14 delas são candidatas nas eleições municipais, sendo 13 a prefeitas e uma a vice-prefeita. Em Porto Alegre (RS), quatro deputados federais disputam a prefeitura da capital gaucha, sendo três, mulheres – Manuela D´Ávila (PcdoB), Maria do Rosário (PT) e Luciana Genro (Psol) – e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM).
Os deputados estarão disputando eleições nas principais cidades de seus respectivos estados. Há deputados e senadores disputando as prefeituras de 20 capitais. São Luiz (MA) tem cinco deputados candidatos, Porto Alegre e Rio de Janeiro tem quatro, só que no Rio tem também o senador Crivela e, com isso, são cinco congressistas disputando a prefeitura da segunda maior cidade do Brasil.
Os parlamentares candidatos não precisam de licença ou desincompatibilização do mandato para disputar eleições, mas a candidata à prefeitura de Macapá, deputada Fátima Pelaes (PMDB), já se licenciou do cargo para dedicar-se apenas à campanha. Os demais parlamentares candidatos têm a obrigação de dividir os meses de agosto e setembro com a campanha em seus municípios e com as atividades do Congresso Nacional nestes dois meses.

COMPARTILHAR: