O pessoal do DNIT, (ou terá sido o da concessionária?), resolveu instalar no município de Juatuba, em três trechos diferentes, alguns robustos quebra-molas, se valendo desta solução arcaica e em desuso no resto do mundo, talvez, no afã de tentar diminuir a velocidade dos milhares de veículos que por ali transitam diariamente.

De acordo com usuários, a solicitação era a de que nestes locais fossem construídas passarelas ou ali se instalassem radares, para que se permitisse aos transeuntes a travessia das pistas com a segurança recomendada. Mas infelizmente, a solução adotada foi outra!

O Nova Imprensa, conferindo a fala do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, proferida na terça-feira (8), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados, onde por mais de três horas ele debateu com parlamentares o projeto que trata sobre o licenciamento ambiental para a construção de rodovias, de tudo quanto ali foi dito pinçamos a frase com que o ministro abriu seu discurso, quando com muita ênfase declarou que: “simplificar não significa precarizar”.

– Foto: Divulgação

É óbvio que o contexto em que o ministro inseriu na fala dele na Câmara era outro, mas, ficamos imaginando que esta forma de pensar dele, deveria ser aplicada nas ações emanadas em seu Ministério, em especial naquelas da responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, da Coordenadoria Geral de Construção Rodoviária ou de quem quer que seja o responsável por analisar as decisões de intervenções feitas pela Concessionária.

Certamente, o ministro ouvirá as queixas e solicitações de centenas de representantes dos interesses dos municípios que são servidos de alguma forma por aquela importante rodovia e verificará se, de fato, a solução adotada, tem, ao contrário do que se esperava, aumentado ou não, o risco dos usuários, como parece comprovar os acidentes que por lá, se tornaram mais recorrentes.

Como o ilustre ministro é, para honra nossa, formiguense honorário, nosso povo espera que em tempo recorde ele determine as providências que por certo entenderá como necessárias.

O que diz a Concessionária

Em resposta aos questionamentos do jornal, a Triunfo/Concebra informou:

“Para melhoria de segurança da região e garantir o cumprimento da velocidade dos motoristas que passam pelo perímetro urbano de Juatuba/MG, a Triunfo Concebra em atendimento a um pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciou a implantação de lombadas no km 362, km 364 e km 367, em ambos os sentidos da rodovia. O local está sinalizado, conforme as normas de trânsito, com placas de sinalização de aproximação de obstáculo e sinalização de velocidade, aviso no Painel de Mensagem Variável (PMV) e faixas informativas.

A Triunfo Concebra administra 1176,5 km de rodovias, compreendendo as BRs 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais e já realizou diversas melhorias de tráfego e segurança ao longo do trecho de concessão para redução de acidentes. Na região de Juatuba, nos últimos três anos, registrou queda expressiva de ocorrências e o foco atual da instalação das lombadas é o atendimento da solicitação da PRF para redução da gravidade de ocorrências”.

Na tarde desta sexta-feira (11), foi registrado um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades de um dos quebra-molas instalados na via (foto abaixo).

Foto: divulgação

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