Nesta sétima semana do Especial ?Formiga de Bairro a Bairro?, a equipe do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu os quatro bairros abrangidos pelo Conselho Comunitário dos bairros Vila Ferreira, Condomínio Giarola, Vila Castro e Quinzinho (Coviq)
Segundo a ex-presidente, Maria Jacinta Oliveira, os bairros abrangidos pelo Coviq não têm posto de saúde, não têm escola, nem creche e precisam de melhorias.
Saúde
A ex-presidente do Conselho Comunitário dos bairros Vila Ferreira, Condomínio Giarola, Vila Castro e Quinzinho (Coviq) conta que a população não tem nem como reclamar da área da saúde nos bairros, pois não existe nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) na área de abrangência do Coviq. Os moradores de cada um desses bairros são atendidos nos postos de saúde dos bairros vizinhos.
Segurança
A população vive constantemente com medo, pois, segundo alguns moradores, como os bairros são de moradores de classe média alta, são muito visados pelos ladrões. Nas casas da maioria dos residentes têm cerca elétrica, alarme e todo tipo de proteção contra os bandidos.
Os bairros têm alguns problemas com vandalismo e alguns usuários de drogas que ficam nas pracinhas.
Infraestrutura
Os bairros também têm vários problemas de infraestrutura. O principal deles é a falta de sinalização nas ruas.
O Coviq tem em sua área de abrangência uma das ruas de maior fluxo de veículos da cidade, a rua Lassance Cunha. Os motoristas que passam por ali enfrentam um problema muito sério, pois o trânsito é um caos: há carros estacionados dos dois lados da rua, congestionando todo o tráfego de veículos, carros e motos param nos pontos de ônibus, sendo que na rua Lassance Cunha passam além dos ônibus coletivos alguns ônibus que vão para as comunidades rurais.
Como é um bairro que está sempre em expansão e tem alguns barzinhos, há problemas com o congestionamento dos passeios que, quando não estão ocupados por mesas de bar, estão ocupados por materiais de construção e ainda cheios de buracos.
Outro problema que os moradores dos bairros enfrentam é que alguns trechos de ruas estão sem calçamento. Os moradores reclamam muito dos cachorros de rua que ficam rondando o bairro, pois, várias vezes, moradores já foram atacados por eles.
Mas um problema sério que a população convive é o mau cheiro gerado pelo rio, segundo a ex-presidente do Coviq, mesmo a Prefeitura limpando o rio, os moradores não respeitam e jogam lixo, animais mortos e outras coisas que provocam o mau cheiro.
Esportes
Os bairros abrangidos pelo Coviq são privilegiados na questão de esportes. Tem o Formiga Tênis Clube (FTC), onde há várias quadras de esportes, piscinas e proporciona outras atividades de lazer. Em breve o clube deve receber equipamentos para montar uma academia de musculação.
O estádio João Francisco de Paula (Campo do Vila) está no Quinzinho, onde treinam centenas de jogadores das categorias de base, que participam de diversas competições estaduais, como o Campeonato Mineiro de Base, além de outros campeonatos na região. O clube está sempre em atividade, recebe inclusive atletas de outras cidades, que ficam alojados no clube. Ainda tem a quadra de grama sintética Planeta Gol.
Atrativos
A maioria dos atrativos do Coviq está na área de esportes, como relatado no item anterior. Outro atrativo é a tradicional festa da comunidade Imaculada Conceição, realizada em dezembro, e a festa junina. O bairro do Quinzinho tem ainda o Centros Municipais de Inclusão Digital e Sociais (Cemids), no ?Rincão da Imaculada Conceição?. O local conta com oito computadores da Prefeitura e dois do Coviq, mas nenhum está funcionando por falta de pessoas para ministrarem as aulas.
Coviq
O Conselho Comunitário dos bairros, Vila Ferreira, Condomínio Giarola, Vila Castro e Quinzinho (Coviq) não é apenas uma entidade representativa, além da diretoria escutar as reclamações da população e as repassar aos órgãos competentes, é um conselho muito atuante.
Quando o Coviq recebe donativos eles são repassados para as pessoas e associações cadastradas. O conselho também oferece aulas de ginástica para a comunidade, mas, segundo a ex-presidente, a entidade já foi mais participativa, quando contava com o apoio dos estagiários da Unifor-MG.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
A ex-presidente do Conselho Comunitário do Coviq, Maria Jacinta de Souza Oliveira passa a seguinte mensagem aos poderes Legislativo e ao Executivo. ?Hoje, como moradora do bairro, gostaria de parabenizar a administração pública por todos os feitos realizados em nosso bairro e em todo o município. Sei que moro num local privilegiado, com poucos problemas em relação a outros que possuem inúmeras dificuldades, mas gostaria que o poder público desse atenção aos problemas citados na reportagem: poluição do rio Mata Cavalo, sinalização da rua Lassance Cunha e retirada dos cães das ruas.
Na oportunidade, sugiro ao Legislativo que as reuniões da Câmara sejam mais objetivas, menos polêmicas com tanta ênfase a divisões entre Executivo e Legislativo, afinal, todos foram eleitos para somar forças e não para promover divisões, sem deixar, é claro, de defenderem cada um seus ideais políticos, exercendo assim com sabedoria e competência a democracia?.

COMPATILHAR: