Apesar das novas instalações do PAM a saúde continua na UTI

Alô, senhor Ouvidor!

Um senhor de 79 anos de idade, paciente acometido pelo mal de Parkison, usuário de oxigênio por 24 horas, com patologia de Dpoc, apresentando também sérios problemas de “intestino ressecado”, nesta semana, recorreu aos serviços do Pronto Atendimento por volta das 17h30 do dia 6 e depois de esperar mais de 3 horas, foi atendido por um médico que determinou a aplicação de soro e buscopan na veia. Por volta das 2h o paciente foi liberado, tendo o acompanhante sido avisado de que a “quebra”, procedimento que os familiares chamam de lavagem intestinal, não poderia ser realizada no PAM, em razão da falta de pessoal (só especialista poderia realizar o procedimento). Nem sequer ambulância para transportá-lo após a alta ser providenciada.

Ora, se o Pronto Atendimento, conforme diz o médico não consegue resolver um problema desta magnitude, pergunta-se: para onde os pacientes devem se dirigir?

 

Ambulancioterapia

É cada vez maior a fila de espera dos pacientes que aguardam por meses a oportunidade de verem atendidos os pedidos médicos que aconselham a rápida obtenção de exames (mais sofisticados segundo alguns), como ressonâncias magnéticas, duplex, tomografias, endoscopias, ultrassonografias e outros. Segundo informou o secretário de Saúde, Gonçalo Faria, “estes e outros procedimentos são atendidos de acordo com a fila e a possibilidade de atendimento pelo SUS por meio do encaminhamento aos outros municípios em que tenhamos ‘créditos’ a serem compensados”. O problema é que para quem está sentindo dores ou percebendo que a vida aos poucos vai se esvaindo, exatamente pela falta de acesso aos meios de tratamento que por aqui só estão disponíveis para os mais abastados que podem ser encaminhados rapidamente a outros centros, a espera não é nada fácil. Enquanto isso, os governos, em especial neste ano de eleições, vão enrolando o povo promovendo a entrega de ambulâncias, UTIs móveis e outros veículos que, em pouco tempo, antes mesmo de se tornarem sucateados e de transformarem em moeda de leilões, deixam de funcionar por falta de combustível ou até mesmo de profissionais que os conduzam. Mas, nos palanques, nas emissoras de rádio e nos órgãos de imprensa, inclusive neste, a toda hora se vê fotos de prefeitos em companhia de deputados e outros “comparsas”, agradecendo e enganando o povo. Também é claro, para eles não faltam vagas, atendimento com especialistas, exames, transportes em UTIs, etc.

 

Portadores de câncer tem prioridade

Segundo afirmou o secretário, portadores de câncer tem prioridade no atendimento. Infelizmente, senhor secretário, ainda que esta seja a sua determinação, não é isto o que ocorre neste município. Caso queira, lhe apresentamos uma série de nomes de pacientes, muitos destes possuidores de ordens até judiciais, determinando o atendimento e o fornecimento de medicamentos indispensáveis para a manutenção de suas vidas, e que há meses, aguardam a boa vontade de Vossas Senhorias. Como exemplo, citamos o caso de paciente que necessita da vacina BEVACIZUMABE 5mgkg = 370 mg EV du – que custa em torno de R$ 1.588, a dose, e que, apesar da ordem judicial obtida em favor do paciente (em favor da vida), ainda assim o atendimento não foi feito pelo município que descarrega a responsabilidade no Estado e vice-versa.

 

(Foto: Divulgação)

Raio X

Este paciente conseguiu marcar um exame radiológico para o dia 19 deste mês, depois de mendigar pelos Postos de Saúde e Câmara Municipal. O exame foi inicialmente marcado para o dia 19, mediante o aviso expresso da enfermeira informando que, isso se o doutor que está de férias puder atender. É constrangedor…

Eletrocardiograma

Talvez seja este o mais simples dos exames, de custo baixíssimo e que ainda assim, os usuários que dele necessitam não conseguem obtê-lo. Há algo de muito podre no Reino da Dinamarca, concordam senhores?

(Foto: Divulgação)

Sucessão na Casa Goiaba

Na segunda-feira (11), representantes de 13 partidos políticos (PSL; SD; PSB; PV; PSDB; PP; PEN; PHS; PTN; PTdoB; PTC; DEM e PTB) se reuniram. Objetivo da reunião: Possibilidade de haver uma união em torno de uma só candidatura capaz de fazer frente à possibilidade de reeleição do atual alcáide ou, de eleição daquele candidato que for por ele apoiado. Piruca pelo PSB e Arnaldo Gontijo pelo PTC ao que vazou, além de outros é claro, se mostraram irredutíveis defensores da ideia.

Tudo bem, mas ao que sabemos, ainda tem muita gente boa correndo por fora e defendendo a mesma coisa. Dentre estes, (‘prefeitáveis’ ou não) capazes de amealhar muitos votos.

Como em política não há nada em definitivo, pode ser que até mesmo o Moa, quem sabe, agregue forças no mesmo sentido. Também não se pode descartar a possibilidade de que um “estrangeiro” de cidade vizinha à nossa, conte com o seu apoio e o do velho e milagroso financiador, que os céus nos enviaram em 2012.

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA