Nesta quinta-feira (25), a Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte, realizou a formatura de 945 investigadores da corporação.

Os 945 novos investigadores das 33 turmas formadas serão distribuídos por todo o Estado de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem a nota classificatória do concurso e a análise da demanda de novos policiais em cada região. A previsão legislativa, os índices de criminalidade e violência, bem como o tamanho da população, serão critérios adotados para a distribuição dos novos investigadores. Pela primeira vez, os aspirantes, todos graduados em ensino superior, já ingressam na Polícia Civil nomeados como policiais civis.

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado geral João Octacílio Silva Neto, agradeceu o governador pelo apoio prestado à instituição. “Destaco que é o maior número de investigadores de polícia que, em só um curso, ocupou a Acadepol em toda a sua existência. E a Academia de Polícia é, por assim dizer, o encontro entre o que somos e o que vamos ser enquanto profissionais da instituição. Posso dizer, com certeza, sobre o esforço de todos os envolvidos nesse curso de formação técnica profissional, que tem como foco formar policiais conscientes do seu papel de promotores dos direitos humanos e da cidadania com conhecimento sobre o crime e a criminalidade”, disse.

A oradora da turma, Elisângela Damasceno Ramos de Souza, ressaltou o privilégio de ser policial civil de Minas Gerais. “Aprendemos aqui que ser policial, acima de tudo, é ter disposição para servir as pessoas com humildade, profissionalismo e absoluto respeito à dignidade humana. Somos privilegiados por sermos policiais civis do estado de Minas Gerais, hoje nossa terra. Por isso, contem conosco para que esse estado seja o melhor lugar para se viver, porque fomos preparados durante esses seis meses para salvaguardar o Estado Democrático de Direito”, discursou.

O governador Fernando Pimentel ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil para garantir a segurança pública da população mineira. “A segurança, hoje, é uma das maiores reivindicações da nossa população. Em todas as regiões, é unânime o desejo por uma segurança pública de qualidade. Sabedor dessa reivindicação, fico muito feliz por ver essa turma de quase mil investigadores e investigadoras muito bem formados, muito bem capacitados e motivados para essa nova missão que começa hoje”, afirmou.

Também participaram da formatura os secretários de Estado de Defesa Social, Sérgio Menezes, e de Governo, Odair Cunha, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Marco Antônio Badaró Bianchini, o diretor da Acadepol, delegado geral Helbert Alexandre do Carmo, e o deputado estadual Ulisses Gomes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outros.

(foto: Manoel Marques/Imprensa MG)

 

 

Fonte: Segov ||

COMPATILHAR: