A Secretaria Municipal de Educação e Esportes deu início às atividades Programa Municipal de Intervenção Pedagógica (Promip) 2020. Nesta quarta-feira (12), ocorreu a primeira reunião pedagógica com as professoras do programa.

Em abril de 2019, entrou em vigor a Lei Municipal que tornou obrigatório o programa em todas as unidades da rede municipal. Ele foi idealizado pela atual gestão e implantado no início de 2018.

A iniciativa tem o objetivo de garantir assistência a estudantes com dificuldade de aprendizagem por meio de reforço escolar, sendo um tempo de aula além do ensino regular. O aluno tem acesso a mais horas de aprendizado e de estudo, nas matérias de português e matemática.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, independente da estrutura da escola e dedicação do profissional, sempre haverá alunos com dificuldades em algumas matérias, já que, em alguns casos, o que é abordado nas salas regulares não é suficiente para o aprendizado completo de alguns.

Dados do programa

Em 2018, primeiro ano de execução do Promip, foram atendidos 510 alunos, sendo que 207 foram nivelados ao desempenho satisfatório de aprendizagem esperado, correspondendo a 40% do total. Em 2019, 369 alunos foram atendidos: 27% dos alunos foram liberados, voltando ao desempenho satisfatório e 14% avançaram muito e estão quase atingindo o desempenho esperado. Isso corresponde a 40% de alunos que apresentavam algum tipo de defasagem na aprendizagem e que agora retornaram ao ritmo esperado de aprendizagem.

Conforme informou a Secretaria de Educação, pela análise da coordenadora do programa e relato das professoras, quase todos os alunos melhoraram significativamente o nível de aprendizagem. A ideia é que a cada ano haja menos alunos precisando desse reforço da aprendizagem e isso já está ocorrendo.

A Rede Municipal de Ensino de Formiga obteve o melhor resultado da média geral com 7.3 no IDEB, que é o índice que mede a qualidade do ensino, superando a meta para 2017 e batendo, inclusive, a meta para o ano de 2021, que é de 7.2.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação e Esportes, Cid Corrêa, o Promip é um divisor de águas na qualidade do ensino da rede municipal e vai garantir o avanço permanente dos índices que medem a qualidade do ensino, não só em uma ou outra escola, mas na rede como um todo. “Com o Promip, vamos aproximar o desempenho de todos os alunos da rede, sem privilegiar uma ou outra escola, e sempre avançando na qualidade.”

COMPATILHAR: