Os membros do Conselho Deliberativo da Fuom se reuniram na sexta-feira (31), para mais uma Assembleia Geral, no “Salão Nobre Eunézimo Lima”.

A abertura das atividades foi realizada pelo presidente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão. Na sequência dos trabalhos, o coordenador do Departamento de Comunicação, Gustavo Gondim, fez a leitura do Edital de Convocação nº 01/2017, de 16 de março de 2017.

A sessão foi conduzida pela vice-presidente da Fuom, Cirlanda Marques Chaves, para a deliberação sobre o balanço geral do exercício de 2016, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal.

A vice-presidente informou aos membros que Neida de Paula Faria encaminhou um requerimento, abdicando do direito de exercer o cargo de membro do Conselho Deliberativo. Na oportunidade, indicou o filho Leonard de Paula Faria para substituí-la. A substituição foi ratificada por todos os membros.

A assessora técnica Débora Drumond, que acompanha as contas da Fuom, fez uma explanação sobre as demonstrações contábeis de 2016. Ela contou que, durante o ano, são realizadas visitas à contabilidade da Fuom e feito o acompanhamento da elaboração da demonstração e de toda a implantação dos controles internos ao longo do período.

De acordo com Débora, no final do ano, as demonstrações contábeis da Fuom recebem a auditoria de outra empresa, que analisa o balanço, se ele foi representativo das operações do ano e dá o seu aval em cima desse resultado. “Podemos avaliar positivamente essa evolução da Fundação, principalmente nesse período de crise no País. Houve realmente uma diminuição de alunos, mas os números continuaram bons, em função de um esforço da Administração adequando à realidade as despesas da instituição”, ressaltou.

As contas do exercício de 2016 foram previamente examinadas pelo Conselho Fiscal, em reunião realizada no dia 14 de março, conforme determina o Estatuto da Fuom. Durante a Assembleia, foi feita a leitura do Parecer do Conselho Fiscal, que recomendou a aprovação. As demonstrações contábeis do exercício de 2016 foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Fuom por unanimidade.

Finalizando a pauta, a Assembleia Geral apreciou o relatório das atividades gerais da Fuom. Um vídeo institucional, produzido pelo Departamento de Comunicação, apresentou as principais ações da Fuom realizadas no ano passado.

Marco Leão, falou que na assembleia foi apresentado à comunidade, ao Conselho Deliberativo, o trabalho desenvolvido em 2016. As ações administrativas, acadêmicas e sociais, tudo aquilo que faz parte do dia a dia da Instituição.

O presidente avaliou os números de 2016 como positivos, apesar do cenário de crise, principalmente, em relação ao FIES, que teve uma queda muito grande no número de contemplados em 2017.

“Estamos preocupados com esse ano letivo, mas temos que trabalhar e tomar as medidas necessárias para ter um equilíbrio nas contas. Porque se diminui o número de alunos, diminui a arrecadação e, em consequência, diminui inclusive o superávit e o resultado final. Vamos ter cuidado, tranquilidade, refletir muito sobre as decisões em 2017”, destacou.

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: