Alunos do 9º período de fisioterapia do Centro Universitário de Formiga supervisionados pelo professor-mestre Wellerson Costa Faria, responsável pelo Estágio Supervisionado em Ortopedia e Traumatologia na Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG (CLIFOR), promoveram uma explanação abordando questões ligadas à saúde do trabalhador e também à importância da atividade física diária no ambiente de trabalho e apresentaram alguns exercícios laborais.
Com a ação, os professores puderam conhecer melhor as doenças relacionados ao trabalho e a importância do cuidado diário com a saúde durante as atividades desenvolvidas na jornada profissional. Além disso, puderam ver e executar alguns exercícios que podem ser praticados, ainda que por poucos minutos, no período de trabalho e que ajudam, consideravelmente, na prevenção de doenças e problemas futuros de saúde.
Segundo o professor, Wellerson, o evento foi importante tanto para os acadêmicos quanto para os convidados da escola. ?A palestra abordou o tema Ergonomia e Postura Corporal no Ambiente Escolar e teve como objetivo debater as necessidades de adaptações e ajustes ergonômicos nas escolas, além de orientar docentes, alunos e demais profissionais inseridos no ambiente educacional sobre a importância do bom alinhamento corporal, voltado para a prevenção de problemas posturais, como dores musculares, articulares e deformidades da coluna vertebral. Além disso, deve ser levado em consideração o peso da mochila contendo os materiais escolares, carregada pela criança em fase de crescimento, que não deve ultrapassar 10% de seu peso corporal. Outra forma fundamental de prevenção é a manutenção de atividade física regular e bem orientada?, detalha.
A atividade foi promovida por intermédio do Projeto ?Fisioinforma ? Informação, Atividade e Prevenção?. Participaram os alunos: Daniele Meneses; Graciely Vieira; Jôsy Andrade; Kelly Ribeiro; Maria Cláudia Rodarte; e Thiago Santos.
O projeto
O ?Fisioinforma ? Informação, Atividade e Prevenção? tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos estagiários na área de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia e colocar em prática o aprendizado dos mesmos, através de um ciclo de palestras informativas e de atividades preventivas ligadas às Disfunções Musculoesqueléticas. As ações são voltadas a trabalhadores de empresas e instituições localizadas em Formiga e região.

COMPATILHAR: