A Receita liberou na sexta-feira (05), em sua página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) a consulta do extrato do Imposto de Renda entregue pelos contribuintes este ano. O serviço, que há cerca de dez dias estava disponível apenas para quem tivesse enviado a declaração no início do prazo de entrega, no dia 3 de abril, estará disponível, a partir desta semana, a todos os outros, segundo informações da Receita Federal.
Ao fazer a consulta à situação do extrato simplificado, é possível verificar possíveis divergências na declaração. Dessa forma, o contribuinte poderá corrigir as informações e ter a chance de receber a restituição do tributo (se tiver IR a receber) até dezembro.
O envio do novo documento é feito por meio de uma declaração retificadora. É permitido mudar todos os dados, menos o modelo da declaração (de simplificado para completo ou vice-versa). Porém, o contribuinte – ainda que tenha entregado a primeira declaração no início – deverá receber por último. Fica valendo a declaração enviada por último.
Com isso, vários contribuintes já enviaram retificações de 2009. Após a entrega, os contribuintes verificam que eventualmente ocorreram equívocos e fazem alterações.
Receita libera consulta ao extrato do IR entregue este ano, via internet.

COMPATILHAR: