Na quinta-feira (11), por volta das 23h, o Corpo de Bombeiros Militar de Nova Serrana foi acionado, via 193, para realizar atendimento a uma recém-nascida que estava com as vias aéreas obstruídas por leite materno.

A mãe, ao perceber que a filha parou de respirar após se engasgar com o leite e que já estava cianótica (roxa) pela insuficiência de oxigenação, imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros, relatando ao atendente o ocorrido.

Avaliando que não haveria tempo hábil para que a guarnição da Unidade de Resgate fosse ao encontro da bebê, o atendente decidiu orientar a mãe para que ela mesma fizesse os procedimentos necessários, passando todas as informações para a conduta de desobstrução das vias aéreas.

Paralelamente aos procedimentos pelo telefone, foi acionada a Unidade de Resgate, para que a mesma se deslocasse para o endereço da vítima.

Chegando ao local, os Bombeiros se depararam com a mãe e sua filha no colo já respirando, graças às orientações prestadas pelo atendente do Corpo de Bombeiros.

Mesmo ao observarem que a criança já se encontrava respirando, a equipe da Unidade de Resgate conduziu a recém-nascida até o Hospital São José monitorando os seus sinais vitais, ficando aos cuidados da equipe médica de plantão.

Fonte: Samu

COMPATILHAR: