O Centro de Diagnóstico por Imagem Dr. Ferreira Pires, onde se encontra o tomógrafo da Santa Casa de Caridade de Formiga, e a recepção da entidade serão inaugurados no próximo domingo (14), às 10h. O evento contará com a presença de representantes da comunidade hospitalar, autoridades do município e da região, além de convidados.
Os convidados poderão conhecer as novas instalações da Santa Casa, construídas recentemente, obedecendo a todas as normas da Vigilância Sanitária.
Centro de Diagnóstico por Imagem Dr. Ferreira Pires
O Centro de Diagnóstico por Imagem oferece instalações modernas aos pacientes. O local conta com uma sala de tomografia; duas salas de raios-x; uma sala de laudos; uma recepção e uma sala de ultrassom.
Além de tomografias computadorizadas, são ofertados serviços de ultrassonografia duplex scan, eco-cardiograma e biópsias dirigidas); e também, por meio de nova aparelhagem de raios-x, exames contrastados de alta definição.
O Centro de Diagnóstico por Imagem Dr. Ferreira Pires é uma homenagem ao médico que trouxe para Formiga o primeiro aparelho de raios-x da América Latina, importado da Alemanha. Dr. José Carlos Ferreira Pires dedicou-se a estudos e pesquisa e, hoje, é visto como um dos nomes mais respeitados da medicina.
A história de Dr. José Carlos Ferreira Pires (1854 ? 1912)
Nascido em Paracatu (MG), José Carlos Ferreira Pires mudou-se para Formiga, junto com a família, aos 4 anos de idade. Em 1873, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou como o primeiro aluno da turma.
Em 1883, fundou a Santa Casa de Misericórdia de Formiga. Dotado de grande inteligência e invejável conhecimento, dedicou-se, principalmente, aos estudos sobre raios-x e, em 1897, trouxe para a cidade o primeiro aparelho de raios-x da América Latina.
As observações e pesquisas feitas pelo médico resultaram na publicação de inúmeros trabalhos em revistas científicas e congressos. Além disso, Dr. Ferreira Pires, como se tornou conhecido, foi deputado, colaborando, inclusive, com o projeto do Código Penal. Sua morte foi decorrente da contínua exposição a intensas doses de radiação.
Por diversas vezes, em eventos nacionais e internacionais, foi homenageado pelos trabalhos e pesquisas desenvolvidos e é considerado, hoje, um dos principais nomes da medicina brasileira e do exterior.

COMPATILHAR: