A Associação dos Recicladores de Formiga (Recifor) vem realizando um trabalho de coleta de óleo de cozinha. A ação visa preservar o meio ambiente e conta com 11 postos de recolhimento em diversos pontos da cidade.
Além de entregar o óleo em um destes postos, o cidadão pode colocar o líquido dentro de garrafas pet e colocar junto ao lixo que será reciclado. Segundo explicou o presidente da Recifor, Francisco Carlos da Silva, a meta é recolher mil litros de óleo por mês.
O óleo recolhido é vendido para a empresa Recóleo (Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal), de Divinópolis, que repassa o material para uma Usina, no Estado de São Paulo.
Postos de Coleta
Lanchonete Paim (avenida. Paulo Lins)
Casa do Pastel (avenida Paulo Lins)
Além do Pão (Rua Dr. Teixeira Soares, 351)
Bar do Canhoto (rua Marciano Monteserrat ? Alvorada)
Bar do Nilto (Av. Geraldo de Almeida, 431 ? Vargem Grande)
Pastelaria Bom Pastel (Rua Lassance Cunha, 175 ? Quinzinho)
Ao lado do Clube Centenário ? responsável Tânia
Bairro Ouro Verde ? responsável Elza
Clube Unifor (antigo CAT)
Cafeteria e Cervejaria Monte Cristo
Padaria Bela Vista (Rua Ramiro Cortês)
Por que não despejar óleo de cozinha em pias e ralos?
Ainda é comum ver algumas pessoas despejando óleo de cozinha usado em pias e ralos, ou até mesmo colocando junto ao lixo comum. Esta não é a atitude correta.
Quando o descarte ocorre em uma região com rede de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias.
Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora. E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano). O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.
Para se ter uma ideia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso acontece porque apesar do óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência do oxigênio na interfase ar-água.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA