O responsável pela empresa Recóleo (Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal), Francisco Carlos da Silva, conhecido como Chicão, procurou a redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias para conscientizar a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha.
De acordo com ele, muitas empresas jogam o óleo em córregos, poluindo o meio ambiente. Chicão contou que, às vezes, utiliza o próprio dinheiro para pagar a gasolina quando vai visitar empresas da cidade para recolher óleo. ?Fica difícil para mim. Queríamos fazer apenas um ponto de coleta, ou seja, o pessoal levar o óleo lá para a minha casa. Outro dia recolhi 250 litros de óleo em apenas um estabelecimento. A quantidade varia bastante, já recolhi até 600 litros de uma só vez?, explicou.
De acordo com o responsável pela Recóleo, são vários os pontos em que o óleo é recolhido na cidade, como padarias, restaurantes, bares e trailers.
O tratamento do óleo de cozinha começa na casa do próprio Chicão. Lá, com a ajuda de uma peneira, é retirado o excesso de sujeira existente no óleo. O material é enviado para Divinópolis quando é realizada a purificação do produto. Em seguida, o óleo de cozinha já tratado é encaminhado para a Petrobras.
?As pessoas jogam o óleo usado fora e isso é o principal fator para a poluição do meio ambiente. Jogam na rede de esgoto, nos rios. A minha ideia futuramente é montar uma fábrica de sabão [utilizando o óleo] e, com isso, gerar empregos?, ressaltou.
A residência de Francisco Carlos da Silva fica localizada à rua Ana Maria de Castro, 126, no bairro Industrial. Os interessados podem ligar no telefone 9804-4512.
Degradação ambiental
A coleta do óleo vegetal utilizado e sua reciclagem se fazem necessárias, porque o despejo dele nos ralos das pias traz males à infraestrutura urbana, ao meio ambiente e à saúde.
Segundo pesquisas, um litro de óleo jogado na rede de esgotos irá degradar um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos. Além desses prejuízos, estudos apontam que o óleo vegetal utilizado é prejudicial à saúde, podendo causar desde os males relacionados ao aumento de peso até o câncer.

Comentários