A pandemia de Covid-19 é cada vez mais grave na Índia, que nesta quinta-feira (29) registrou um novo recorde diário de mortes, enquanto na América Latina a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou para a situação crítica de alguns países e pediu mais vacinas para a região.

A Índia, quarto país do mundo em número de mortes, atrás dos Estados Unidos, Brasil e México, já registrou 204.832 óbitos provocados pela Covid-19, sendo 3.645 nas últimas 24 horas. 

Muitos especialistas, no entanto, acreditam que o número real é muito maior. 

O país, com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas, bate recordes de infecções, com quase 380.000 novos casos nas últimas 24 horas. Apenas no mês de abril, a Índia registrou mais de seis milhões de contágios, um terço do total desde o início da pandemia, atribuídos parcialmente à nova variante detectada no país. 

Os hospitais, lotados, estão ficando sem leitos, sem medicamentos e sem oxigênio, enquanto a ajuda internacional prometida começa a chegar ao país. 

Nesta quinta-feira, o primeiro avião militar americano com material de saúde vai pousar em Nova Délhi, parte de um pacote de ajuda de mais de 100 milhões de dólares.

Ao mesmo tempo, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, disse que a região continua “sob as garras” da pandemia. 

“Nossa região ainda está sofrendo com essa pandemia”, declarou Carissa Etienne, diretora da OPAS. 

“Não só não acabou, está se acelerando”, acrescentou, lembrando que em vários países da América do Sul os primeiros quatro meses do ano foram piores do que 2020. 

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: