Foram definidos os ganhadores do concurso de redação ?Leite, fonte de saúde e conhecimento?, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O concurso recebeu cerca de 1.800 textos de escolas de todo o Estado e vai premiar três jovens com um netbook cada um. A cerimônia de premiação acontecerá na abertura da 7ª Superagro, nesta quinta-feira (2), no Expominas, em Belo Horizonte.
Os jovens premiados são das cidades de Ouro Preto, Buenópolis e Montes Claros. Na categoria que premia estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental a vencedora foi Laís Barbosa Martins, da Escola Estadual Dom Velloso, de Ouro Preto, com a redação ?Leite: Sinônimo de Vida e Saúde?. Na categoria de 6º ao 9º anos do ensino fundamental quem leva o prêmio é Maria das Graças Macena Azevedo, da Escola Estadual Mestra Rosinha, de Buenópolis, com a redação ?Leite, fonte de vida?. No ensino médio a premiada foi Samara Ferreira Gomes, da Escola Estadual Levi Durães Peres, de Montes Claros, com a redação ?Nutrindo o corpo e o bolso?. Os nomes dos premiados foram publicados no Jornal Minas Gerais do dia 28 de maio.
Para analisar as redações, a SEE e a Seapa montaram uma comissão de 11 pessoas, com representantes das duas secretarias. Segundo a coordenadora da Comissão, a diretora de Temáticas Especiais da SEE, Soraya Hissa, o balanço do concurso foi positivo. ?Visto que o tempo do concurso foi pouco, o número de redações recebidas foi bastante expressivo. O objetivo deste concurso é incentivar a pesquisa como recurso de ensino e pelos textos que recebemos foi possível perceber que os estudantes investiram realmente nas pesquisas?, completa Hissa.
A professora Mônica Cristino Cardoso aprovou a iniciativa. Ela é professora da jovem Laís, ganhadora do concurso nos anos iniciais do ensino fundamental e conta que a participação em sua escola foi maciça. As duas turmas de 5º ano contam com 66 estudantes e 42 deles participaram. Para atrair a atenção dos jovens, a professora, ao lado de sua colega Meirilane das Graças Silva e Costa, apostou no intercâmbio de ideias. ?Foi um trabalho interdisciplinar. Trabalhamos o tema nas disciplinas de Português, Ciências, Geografia, História. Eles fizeram pesquisas, entrevistas e debateram o tema. Houve uma preparação para confeccionar as redações?, conta. Segundo a professora, o concurso serviu para motivar outras discussões sobre alimentação. ?A partir desse tema a gente começou a discutir sobre alimentação em geral, analisar quais alimentos são saudáveis e quais não são?, completa.
Premiação

Além do netbook, cada estudante ganhará uma visita guiada na 7ª edição da Superagro, evento realizado pela Seapa. O concurso serviu para marcar as comemorações do dia 1º de junho, Dia Mundial do Leite. A cerimônia de entrega dos prêmios vai contar com a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento.

COMPATILHAR: