A Rede Minas amplia a faixa de programas educativos. Nesta segunda-feira (12), estreia o ?Plantão Enem?. De segunda a sexta-feira, sempre às 18h, a emissora traz conteúdo complementar para quem quer alcançar o sucesso na avaliação, que é a porta de entrada para as universidades públicas de todo o país. Os vídeos entram na grade diariamente, em sistema rotativo, durante seis semanas. O material reúne produções de dois minutos com dicas dos conteúdos didáticos de todas as disciplinas do ensino médio.
E no dia 17, estreia na emissora o programa ?Plantão Enem Ao Vivo?, que vai ao ar das 10h às 11h, sempre aos sábados, até a véspera do exame nacional previsto para 22 de outubro. Enquanto o programa é transmitido dos estúdios da Rede Minas, os telespectadores poderão tirar dúvidas por telefone ou pelo site, feito exclusivamente para os estudantes. As respostas serão dadas pelos especialistas das disciplinas curriculares do programa do dia. O ?Plantão Enem? e o ?Plantão Enem Ao Vivo? têm assessoria pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que orienta roteiros e analisa conteúdos curriculares, com produção e execução da Rede Minas.
Outra novidade na faixa educativa da Rede Minas chega também aos sábados, com o programa ?Inglês com Música?, que será exibido entre 11h e 11h30. O programa é uma parceria da emissora mineira com a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e tem por objetivo incentivar o aprendizado da língua inglesa de forma descontraída.
?Os novos programas potencializam a disponibilização de conteúdos diversificados que podem ser úteis aos alunos que se preparam para as provas do Enem. Esta é uma forma diferente de os estudantes expandirem seus conhecimentos?, frisa o diretor executivo da Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV), Hugo Teixeira.
Interatividade
A Rede Minas disponibiliza também outros recursos para quem quer ficar ligado no Enem e ampliar seus conhecimentos. Os alunos poderão assistir aos programas exibidos na grade de programação pelo site da emissora. Os vídeos ficam disponíveis no endereço www.redeminas.tv, a partir de 12 de setembro. Também entra no ar, nesta segunda-feira, o blog específico Plantão Enem. Diariamente, os alunos poderão acompanhar informações interessantes e dicas de sucesso. E ainda, quem quiser acessar o acervo com vasto material de reportagens e documentários produzidos pela Rede Minas, que poderá servir de fonte para os estudos, pode conferir o ?Mix?, uma biblioteca digital que estará disponível dentro do site da emissora.
Além disso, os estudantes podem acessar todo esse conteúdo de vídeo produzido pela Rede Minas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros espalhados por todas regiões do Estado, que fazem parte do programa de capacitação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Vale lembrar que, até 21 de outubro, os CVTs vão funcionar exclusivamente para atender os alunos do terceiro ano do ensino médio.
Reforço
Para que os alunos consigam se sair bem no Enem, a emissora também estabeleceu parceria com o Canal Minas Saúde. Todo o conteúdo produzido para os vídeos e programa ao vivo do Plantão Enem será retransmitido pelo canal via satélite. Essa interação tem como meta possibilitar instrumentos que levem informações aos estudantes dos 853 municípios mineiros.

COMPATILHAR: