Em outubro do ano passado, surgiu a polêmica sobre o investimento de mais de R$ 2,8 milhões na reforma de 30 praças em Formiga, com um projeto intitulado de ?Praça Sempre Viva?. Na época, alguns vereadores ficaram indignados com o valor da verba, já que há outras prioridades para se investir na cidade.
Os vereadores chegaram até a fazer um plebiscito para saber a opinião da população sobre o assunto. No entanto, trata-se de verba carimbada do governo federal, ou seja, os recursos só podem ser usados para a reforma das praças, caso contrário, o valor voltaria para os cofres públicos.
A previsão para o início dessas reformas seria até março de 2010, mas, até agora, os trabalhos ainda não começaram. Na ocasião, o prefeito Aluísio Veloso/PT falou da construção de rampas para o acesso dos portadores de necessidades especiais, já que as praças são antigas. No caso, a administração municipal entraria com uma contrapartida. O planejamento inclui também o fechamento da rua Pio XXII, pois existe a intenção de se construir uma praça no local.
Procurado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, o secretário adjunto de Obras, Riderson Borges, contou que já tem bastante praças cujos convênios já estão encaminhados. Uma praça em frente à ?Praça da Bomba? vai ser licitada, onde hoje há alguns aparelhos de ginástica, o local passará por reformas e haverá uma academia ao ar livre ali. ?Já estamos também com o projeto para a reforma da praça Padre Clemente?, ressalta o secretário.
Novos bancos nas praças
Enquanto não começa a reforma nas praças, elas pelo menos começaram a receber novos bancos. Esta semana, as praças Olegário Maciel (atrás da Matriz São Vicente Férrer) e a José Barbosa Júnior (em frente ao Colégio Santa Teresinha) receberam os bancos. Riderson Borges conta que os trabalhos estão sendo feitos pelas Secretarias de Obras e de Gestão Ambiental. ?Os bancos são de madeira sucupira maciça e estão sendo feitos pelos carpinteiros da Secretaria de Obras, a de Gestão Ambiental ficou incumbida de comprar o material. Roubaram os bancos dessas praças, levaram tudo?, contou.
A ideia do prefeito Aluísio Veloso/PT foi chumbar esses novos bancos, para não ocorrer roubos. ?O pé desses bancos é de ferro fundido, porém, para o indivíduo pegar uma marreta durante a madrugada e quebrar ele para levar não custa nada. Por enquanto, a instalação dos novos bancos ocorreu nessas duas praças?. A estimativa é de que 60 locais recebam os novos bancos.
Riderson Borges contou que o prefeito vai passando para o encarregado de Obras, Raimundo Barbosa, os locais onde os bancos serão substituídos por novos. ?Quando ele vê algum banco quebrado, ele liga pra cá e vai lá e troca. Todos serão vistoriados, vamos juntar os que estão quebrados e reformá-los?,concluiu.

COMPATILHAR: