Um estudo coordenado pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (Estados Unidos) concluiu que refrigerante (com ou sem açúcar) consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, presente em algumas drogas.
Em artigo publicado na General Dentistry, o especialista mostrou que essas substâncias são ácidas e que, por isso, podem provocar erosão dental. Para o especialista, mesmo quem opta pelo refrigerante diet tem alto risco de comprometer os dentes se negligenciar os cuidados com a higiene, deixando-os danificados, descoloridos e desgastados.
A estudiosa Sandra Kalil Bussadori, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas reforça que pais devem adiar, ao máximo, a introdução de refrigerantes para seus filhos. Ela também ensina que a escovação não deve ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, porque haverá ação ácida associada à ação mecânica da escovação: o ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos.

Já para os mais velhos, além da diminuição espontânea do consumo de refrigerante, a cirurgiã-dentista chama atenção para os riscos, também, dos energéticos e bebidas esportivas (que repõem os sais minerais) e possuem, muitas vezes, níveis de pH que contribuem para aceleração acelerar a erosão dos dentes, favorecendo um aumento na incidência de cáries.

COMPATILHAR: