Nos dias 27 e 28 de maio será realizado o II Festival da Canção de Formiga (Festifor). O evento acontecerá na Praça São Vicente Férrer, a partir de 20h30.
Na semana passada, foi divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura o regulamento do festival, mas, nesta terça-feira (29), foram publicadas algumas alterações.
Neste ano, devido à procura por artistas de outras cidades e estados, a Secretaria de Cultura aumentou o número de vagas, que antes seria de 30 canções apresentadas para 40. Assim, uma comissão julgadora selecionará as 40 músicas dentre as inscritas para serem apresentadas, sendo 20 canções por dia. Destas, pelo menos 15 devem ser de formiguenses e duas, especificamente de Formiga, serão classificadas para a fase local do Festival Nacional da Canção (Fenac), que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto.
No primeiro Festifor, realizado em 2010, foram inscritas 68 músicas e distribuídos R$9 mil em prêmios. Desta vez, a premiação total será de R$15.050, em dinheiro, divididos entre as cinco primeiras colocadas e os ganhadores de outras sete categorias especificadas no regulamento.
De acordo com a secretária de Cultura, Maria Andrada, o evento está sendo organizado com uma estrutura bem melhor do que em 2010. ?Estamos corrigindo os pequenos erros de organização e estrutura comuns em eventos de grande porte. Este ano, estamos planejando dar uma amplitude muito maior para o festival? , ressalta.
Para Maria Andrada, o festival busca revelar os talentos musicais em todos os níveis, além de movimentar culturalmente a cidade com um evento musical de alta qualidade. ?Dessa forma, e com bons prêmios, as pessoas ficam muito mais entusiasmadas? , afirma.
Interessados em participar poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, localizada à rua Governador Valadares, s/n, no prédio da antiga Estação Ferroviária, em Formiga, ou via correios (Sedex). Nesse caso, as cartas deverão ser enviadas para o mesmo endereço, valendo a data de postagem até o prazo limite mencionado.
O regulamento, as categorias, o valor da premiação e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal Últimas Notícias (para download) e no site da Prefeitura (www.formiga.mg.gov.br).

COMPATILHAR: