O Reinventando O Ensino Médio, programa que busca aproximar do mercado de trabalho, por meio de disciplinas profissionalizantes, alunos do ensino médio, será levado a todas as escolas estaduais que têm esse nível de ensino.
Na Superintendência Regional Divinópolis, o programa será implantado nas 76 escolas de ensino médio da jurisdição. A ampliação do programa foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo governador Antonio Anastasia, durante evento, no Minascentro, em Belo Horizonte, para mais de dois mil diretores de escolas estaduais.
O Reinventando o Ensino Médio, que chegará às demais escolas a partir de 2014, já foi implantado como piloto em 133 escolas da rede pública estadual. Na SRE de Divinópolis três escolas já desenvolvem o programa: E.E. Joaquim Nabuco (Divinópolis); E.E. de Itaúna (Itaúna); E.E. Antônio Martins do Espírito Santo (Nova Serrana). Essas escolas oferecem disciplinas de 4 áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Turismo, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Novo paradigmaNovo modelo
Com o Reinventando o Ensino Médio os estudantes terão a oportunidade de contato com disciplinas que abordam conteúdos ligados ao mundo do trabalho. As escolas poderão escolher três entre dez opções de áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada; Empreendedorismo e Gestão; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Tecnologia da Informação; Turismo; Estudos Avançados em Ciências; Estudos Avançados em Linguagens; Estudos avançados: Humanidades e Artes; Desenvolvimento Agrícola e Sustentabilidade; e Saúde: Familiar e Coletiva. Atualmente, os alunos das escolas que já receberam o Reinventando o Ensino Médio contam com sete áreas de empregabilidade.
As disciplinas ofertadas nessas áreas não são profissionalizantes, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando a perspectiva para futura atuação no mercado. Em função dos novos conteúdos, a carga horária do ensino médio será ampliada de 2,5 mil horas/aula nos três anos, para três mil horas/aula – por meio da adoção do sexto horário.

Planejamento e preparação
Durante três dias, a partir desta segunda-feira (20/05), os diretores participarão de palestras e seminários discutindo a metodologia utilizada no Reinventando, bem como os Núcleos de Apoio Pedagógico do Ensino Médio (Napem), criados no início deste ano, para acompanhar e auxiliar as escolas na implantação do projeto, solucionando dúvidas e orientando diretores e professores. Cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado conta com, ao menos, um Napem, com dois educadores por núcleo, totalizando mais de 100 educadores atuando nos núcleos em toda Minas Gerais.
Em 2014, com a universalização, serão beneficiados cerca de 380 mil estudantes em todo o Estado, que iniciam o ensino médio. O número de alunos vai aumentar, ano a ano, até 2016, quando todos os estudantes do ensino médio estarão integrados ao novo modelo.

COMPARTILHAR: