O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tem mentido nas respostas que começou a dar à comissão nessa quarta-feira (19). O depoimento foi suspenso à tarde, após o ex-ministro passar mal, e será retomado nesta quinta (20).

“Ele elaborou uma estratégia para não responder exatamente, dissimular, delongar essas respostas, se omitir, mentir. Dessa forma, está colaborando muito pouco com a investigação. Ele é a principal testemunha, mas resolveu mentir. As pessoas que estão acompanhando o depoimento pelas redes sociais estão enlouquecidas com o desdém com que ele tem tratado a CPI e com que tem dissimulado sobre as nossas perguntas”, disse Renan em entrevista coletiva.

“Ele chegou ao cúmulo de negar declarações públicas dele mesmo e do presidente [Jair Bolsonaro]. Tanto que vou sugerir ao presidente e ao vice-presidente da comissão a contratação de uma agência checadora da verdade, para que a CPI possa acompanhar online e checar essas mentiras que reiteradamente estão sendo ditas na CPI”, completou o relator.

As respostas de Pazuello também foram criticadas pelo vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “O Brasil todo lembra dos notórios acontecimentos em que o presidente [Jair Bolsonaro] disse ‘está cancelado, sou eu que mando, não vamos comprar vacina da China’. Em seguida, o próprio ministro declarou que ‘um manda e o outro obedece’. Me parece que existe um contorcionismo enorme para tentar distorcer esse fato. Não está clara, ainda, as negociações com a Pfizer. O tal do ‘pixulé’ não foi respondido satisfatoriamente, no meu entender”, enumerou Randolfe, na mesma coletiva, sobre o que considera não esclarecido pelo ex-ministro.

“Ele encontrou enormes contradições, omissões, distorções de fatos durante as respostas que ele prestou às perguntas do senador Renan”, prosseguiu o senador.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: