Petrobras é uma das empresas menos rentáveis da América Latina
O lucro da Petrobras nos primeiros nove meses do ano é o maior entre o das empresas de capital aberto da América Latina, mas a rentabilidade sobre o patrimônio no período é um dos piores da região, informou a Economática nesta sexta-feira.
Em levantamento feito uma semana depois à divulgação do resultado da estatal no terceiro trimestre –uma queda de lucro de 21 por cento, que decepcionou o mercado–, o analista Einar Rivero informou que a Petrobras ficou em penúltimo lugar em rentabilidade, superando apenas a Cemex, do México.
Entre as empresas brasileiras, a com melhor posicionamento na relação rentabilidade é a Vale do Rio Doce, na terceira posição no cômputo geral, disse o analista em um comunicado nesta sexta-feira.
A Vale teve o segundo maior lucro da América Latina nos últimos nove meses, seguida da mexicana America Movil, Itaú e Bradesco, segundo a Economática.
Em rentabilidade, a liderança na região é da peruana Southern Peru, do setor de mineração, seguida pela mexicana Carso Global Teleco, de telecomunições, e pela Companhia Vale do Rio Doce

COMPATILHAR: