Professores, alunos e a direção da Escola Municipal Rafael José Alves, em Córrego Fundo de Baixo, se reuniram na segunda-feira (1º) com o prefeito, João Vaz; a secretária municipal de Educação, Iraci Leal Costa Faria; o secretário municipal de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, Derimar Junior da Silveira; o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), José Mendes; e representantes da comunidade, Danilo Oliveira Campos e Rafael Tobias de Faria.
O motivo da reunião foi de conhecer as demandas da escola e procurar solução para os problemas encontrados no estabelecimento escolar. Para tanto, a diretora da escola, Maria Marlene Oliveira Campos, e a coordenadora pedagógica, Maria Bastos Vaz, convidaram os representantes de turma para apresentarem o que poderia ser melhorado na instituição.
Dentre as principais reivindicações, estão o conserto de danos causados pela depredação das instalações e que acabam prejudicando os estudantes. Torneiras, portas, carteiras, cadeiras e outros bens e equipamentos, frequentemente, quebradas e danificadas por alguns dos alunos é um dos exemplos. Acerca dessa questão, a secretária municipal de Educação propôs desenvolver campanhas de conscientização para evitar esse tipo dano ao patrimônio.
A escola também apresenta problemas de infiltração e com a vedação da cobertura do pátio. Também existe a necessidade de melhorar as instalações elétricas que apresentam alguns problemas. Sobre essas demandas, o prefeito solicitou que os secretários avaliassem a situação e buscassem solucioná-las. O chefe do Executivo aproveitou para pedir aos estudantes que ajudassem a conscientizar e a coibir os danos à escola.
Os alunos pediram que fossem ministradas aulas de informática durante o horário de aula. A secretária de Educação colocou a escola à disposição, mas explicou que essa seria uma atividade extraclasse e, desse modo, deveria aumentar a carga-horária para não prejudicar o aprendizado dos estudantes quanto à grade curricular. A retomada de atividades no laboratório de Ciências foi outra reivindicação apresentada pelos alunos. Entretanto, os equipamentos haviam sido desmontados, há alguns anos, com o intuito de preservá-los.
Demais solicitações foram feitas à administração municipal que se colocou disponível a resolvê-las, dentro do possível a ser realizado pela Prefeitura, e que, de fato, atenda às necessidades dos alunos, professores e comunidade.

COMPATILHAR: