O artigo apresentado pela professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca e pelas egressas Isadora Ferreira Rodrigues e Sanny Catheriny Gregório Borges, do curso de biblioteconomia do Unifor, conseguiu a premiação de melhor trabalho apresentado na temática contemporânea no 35° Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (Enebd), realizado em Belo Horizonte, de 15 a 21 de julho.
A ação intitulada ?Manhã de Leitura Afetuosa?, promovida dentro do projeto ?Asas da Liberdade?, foi o tema do artigo vencedor. Essa atividade de extensão foi desenvolvida entre abril e novembro de 2011, sob a coordenação da professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca.
O objetivo da atividade era interagir o curso de biblioteconomia com a comunidade local. A ação foi realizada mediante a aplicação de um programa biblioterápico (leitura terapêutica) junto a crianças que necessitavam de uma melhora no desempenho escolar.
De acordo com a professora Tânia Fonseca, todo mês, no período matutino, 15 alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro dirigiam-se ao Unifor, acompanhados por um professor, para participar de várias ações, de cunho lúdico e recreativo, como música, contação de história, oficina e dança, com o intuito de promover o crescimento, o desenvolvimento dos alunos e comprovar que a biblioterapia pode ser um instrumento de motivação para a aprendizagem e a socialização dessas crianças.
Dessa ação, surgiu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das egressas e, consequentemente, esse TCC transformou-se no artigo que foi apresentando e premiado no Enebd 2012.
?Participar de um evento tão renomado da área mostra a preocupação do Unifor em estimular seus alunos à busca de outras atividades acadêmicas que colaborem no processo de construção de conhecimento. Assim, torna-se importante o reconhecimento desses, através da divulgação pública de seus trabalhos, seja por meio de publicações ou apresentações em encontros, congressos e seminários?, comentou a professora Tânia Fonseca.
?Foi uma experiência profissional importante, pelo fato de ter participado pela primeira vez do Enebd. O nosso tema foi muito elogiado pela banca examinadora, pelo fato de ser um assunto amplo: O incentivo à leitura com crianças com possíveis características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH, utilizando- se a biblioterapia no Projeto ?Asas da Liberdade?, que desencadeou o Trabalho de Conclusão de Curso. Diante disso, percebe-se uma grande atuação do bibliotecário no mercado de trabalho. Agradeço a todos que sempre me incentivaram e acreditaram no meu potencial, em especial à professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca?, ressaltou a egressa Isadora Ferreira Rodrigues.
?Dentre inúmeros artigos apresentados por acadêmicos de diversas universidades fomos premiados como melhor trabalho apresentado na temática contemporânea, o que mostra a seriedade do trabalho realizado pelo projeto ?Asas da Liberdade? e a responsabilidade e competência dos alunos do curso de biblioteconomia do Unifor?, finalizou a professora Tânia Fonseca.

COMPATILHAR: