Quem respira pela boca tem um sono pior do que quem respira pelo nariz. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, a pessoa que respira pela boca durante o sono pode sofrer de apneia e ronco, além de ter sono leve, alterar as fases do sonho e acordar cansado e irritado.
Respira pela boca quem tem alguma obstrução nasal, que pode ser tanto uma sinusite quanto uma rinite alérgica, um desvio de septo ou mesmo adenoide. O tratamento consiste no uso de remédios (no caso de sinusite ou rinite), e cirurgia (no caso de desvio de septo). Há também formas paliativas de minimizar o problema, como colocar uma fita adesiva na boca e fora a respiração nasal ou usar um dilatador no nariz, que vai aumentar a sensação de entrada de ar.
O problema é grave e deve ser encarado com seriedade, pois pode provocar asma e bronquite, flacidez nos músculos da face, alterações na mastigação e principalmente a apneia, um distúrbio do sono que afeta a pessoa não só quando ela está dormindo, pois uma noite de sono perdida leva a um dia seguinte de cansaço.

COMPATILHAR: