Entre os dias 18 e 22 deste mês, a Secretaria de Saúde de Formiga realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2021.

O resultado de infestação predial em 8,7 coloca a cidade em alto risco de epidemia de dengue, um aumento de 1,9 se comparado com o mesmo período do ano passado cujo o resultado foi de 6,8.

As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 até 0,9 o município enquadra-se em situação de baixo risco, de 1,0 a 3,9 é médio risco e acima de 4,0 é considerado alto risco.

O LIRAa foi realizado em 1.697 imóveis entre residências, terrenos baldios, comércios e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências, 84,5% do total.

De acordo com a pasta, é importante destacar que a população não deve se descuidar com a prevenção que é simples, eficaz e amplamente divulgada.

Predominaram os focos em depósitos no lixo (recipientes plásticos, latas, garrafas, sucatas, etc.), em depósitos móveis (pratos de plantas, bebedouros, etc.), depósitos ao nível do solo (tanques, tambores, etc.) e em depósitos fixos (calhas, ralos e caixas de passagens de água).

A maior parte dos focos foi encontrada nos bairros Mangabeiras, Nossa Senhora Aparecida e São Luiz.

Ações

O Setor de Endemias intensificará suas ações de campo e educativas. Agora com o resultado desse LIRAa, os agentes realizarão um trabalho diferenciado nos bairros onde o índice foi mais alto.

Além do tratamento focal, os agentes irão reforçar o trabalho educativo nessas localidades. A pasta está fazendo um planejamento para poder trabalhar de forma diferenciada em cada bairro conforme sua necessidade.

A população deve-se levar em conta o período de enfretamento à Covid-19 e procurar desenvolver mais em seu domicílio as medidas de prevenção à dengue, uma vez que na pandemia as ações de controle do vetor ficam limitadas, principalmente as ações educativas coletivas, que estão suspensas desde março do ano passado.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: