A revista Conexão Ciência do Unifor é um veículo de divulgação da produção científica, com periodicidade semestral. Os artigos enviados devem atender aos objetivos editoriais da revista, ser originais e estar em conformidade com uma das categorias (investigação científica, relato de caso, artigo de revisão ou resenhas). O recebimento dos artigos tem fluxo contínuo e, para as próximas edições, somente serão enviados textos no formato eletrônico, utilizando o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Este sistema agrega rapidez ao processo editorial, reduz custos e facilita a comunicação acadêmica-científica.
Para enviar artigos, é preciso cadastrar-se no Portal de Periódicos Unifor (http://periodicos.uniformg.edu.br/). O cadastro é simples e rápido de fazer. Basta entrar no Portal de Periódicos, clicar em Cadastrar, abaixo do título e informações da revista e preencher com seus dados o formulário que aparece.
Dessa forma, os usuários terão login e senha do Portal de Periódicos. Quando o autor quiser submeter artigo, deve fazer seu login, clicar em ?Acessar Revista? e depois em ?Autor?. Em seguida, clicar em ?Iniciar nova submissão?. Siga os cinco passos do processo, informando todos os dados: escolha a seção ?Condições para submissão?, informações de autoria, título, resumo e a indexação. Anexe o arquivo com o trabalho e confirme a submissão.
Indexação da revista do Unifor
A Revista Conexão Ciência foi cadastrada neste mês em dois importantes sistemas de informação e de pesquisa: no Google Scholar (Google Acadêmico) e no Latindex.
O Google Scholar, maior portal de periódicos de acesso gratuito do mundo, é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos/artigos acadêmicos, de forma simples. O usuário pode acessar o buscador por meio do site – http://scholar.google.com.br/ – e encontrará todas as edições anteriores da revista do Unifor.
Já o Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A rede Latindex reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações.
Avaliadores da revista
O banco de avaliadores da comissão científica da Revista Conexão ciência foi ampliado, visando a uma maior dinamicidade no processo. Os professores convidados que fazem parte da nova comissão científica são: Navid Moghadam (Hakim Sabzevari University, Irã), Masoud Samadi (Hakim Sabzevari University, Irã), Magno José Alves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – egresso do curso de engenharia ambiental e sanitária do Unifor), Valdir Wegini (Universidade Federal de Rondônia), Mônica Rodrigues Ferreira (Universidade Federal de Lavras), professor-doutor Guilherme Azambuja Pussieldi (Universidade Federal de Viçosa ? Campus Florestal) e professor-doutor Osvaldo Costa Moreira (Universidade Federal de Viçosa ? Campus Florestal).

COMPATILHAR: