Apesar de afirmar que o gesto de patrocinar os quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, que venceram a 83ª edição da São Silvestre foi um marco zero nas comemorações do centenário do Atlético, o presidente Ziza Valadares não escondeu que a atitude também foi uma provocação ao arqui-rival Cruzeiro, que conta com vários atletas de ponta do atletismo brasileiro, inclusive o então favorito a ganhar a prova, Franck Caldeira.
Em entrevista a O TEMPO, Ziza se disse surpreso com a repercussão que o episódio rtomou. Não esperava que isso ganhasse uma dimensão tão grande. Cerca de 90% dos jornais do Brasil falaram do Atlético na São Silvestre. Ou seja, vendemos muito bem o que iremos vender no ano do centenário que é a marca Atlético, disse. O jornal espanhol Marca foi um dos veículos que destacaram a bandeira alvinegra no pódio da tradicional corrida de rua brasileira.
O dirigente explicou que a idéia surgiu há alguns dias, que foi mantida em sigilo para surpreender os atleticanos e que os vencedores serão homenageados durante o ano. Fizemos tudo em extremo sigilo para o atleticano ter essa boa surpresa logo no início do ano. Estamos querendo trazer os vencedores da prova para serem homenageados em algum jogo do Galo durante esta temporada. Vamos ver, declarou o presidente, sem revelar os valores.
O Atlético, em nota no site oficial do clube, confirmou o patrocínio a Robert Cheruiyot e Alice Timbilili. No entanto, a versão dos dirigentes alvinegros foi negada pelo tricampeão da São Silvestre e por seu agente, Frederico Rosa. Eu gosto muito do futebol brasileiro, torço na Copa e, por isso, aceitei subir com a bandeira, que achei bonita. Mas não sabia nem de qual time se tratava, avisou Cheruiyot, nesta terça-feira, à Gazeta Esportiva.Net.
O agente do atleta confirmou as palavras de Cheruiyot e reiterou que o único patrocinador do campeão é a multinacional fabricante de material esportivo que consta na ficha de inscrição do queniano.

Versão ?azul?

Pelo lado do Cruzeiro, o clima é de revolta. O presidente do Cruzeiro, Alvimar de Oliveira Costa, considerou a atitude do presidente Ziza Valadares ridícula. Segundo ele, o Atlético, que não tem equipe de atletismo, utilizou 30 segundos de fama dos quenianos para levantar a sua bandeira.
Sinceramente, como dirigente de futebol, considero ridícula essa atitude. Eles simplesmente compraram os caras para levantar a bandeira. Seria melhor que o Atlético formasse uma verdadeira equipe de atletismo com atletas de nível internacional como o Cruzeiro tem hoje. A camisa do Cruzeiro já foi estampada no pódio com Franck Caldeira e outros atletas por diversas vezes. Se isso partisse de um diretor meu, jamais iria concordar uma uma atitude dessas. O Atlético simplesmente baixou o nível em todos os sentidos, disparou.
Ao ser questionado se o Cruzeiro vai tomar alguma medida jurídica, porque o clube tem atletas credenciados na Confederação Brasileira de Atletismo, Alvimar ironizou o Atlético prometendo novas conquistas não só no atletismo como também no futebol. A nossa resposta vai ser na pista, com as medalhas que vamos ganhar com a turma do Alexandre Minardi e Franck Caldeira. Vamos brilhar também no futebol este ano com muitas conquistas. Deixa isso pra lá e vamos à luta, finalizou.
Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o campeão da prova
Ao saber das declarações de alvimar, Ziza retrucou. Estou muito feliz porque não faço nada para agradar ao Cruzeiro. Se eles ficaram com raiva, fico mais feliz ainda, declarou.
O técnico de atletismo do Cruzeiro, Alexandre Minardi, não escondeu a sua ira com o departamento de marketing do Atlético. Esse episódio foi a maior vergonha que eu já passei nos meus 25 anos de carreira no atletismo. O Atlético não tem nem equipe de atletismo. Comprar pódio não resolve nada.

Versão Cheruiyot
Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o campeão da prova, Robert Cheruiyot, não confirmou o patrocínio do atlético e disse que quando entregaram as bandeiras para ele e sua conterrânea, apenas avisaram que era de um time de futebol, mas sequer disseram qual.

COMPATILHAR: