Lorene Pedrosa

Nada mais tradicional que a realização de Desfile Cívico para marcar as comemorações do Dia da Independência do Brasil, celebrada anualmente em 7 de setembro.

Em 2017 não foi diferente em Formiga e apesar do “costume”, a cada ano, em meio aos que prestigiam o ato cívico, estão novos pais, avós, tios e demais familiares e amigos de alunos, atiradores do TG 04-030, escoteiros, membros da Ordem DeMolay e profissionais da segurança pública que participam dos desfiles.

Mas nem tudo foi tradicional como esperado, a fanfarra das escolas municipais inovou e deu um show à parte. Sob o comando do secretário adjunto de Educação, Alex Arouca e acompanhada pelo guitarrista e professor de música Deivdy Alves, a fanfarra surpreendeu os presentes com muito rock n’ roll, executando canções das bandas AC/DC, Guns N’ Roses, Queen e The Rolling Stones.

O evento começou às 8h com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e da cidade de Formiga.

A abertura dos Desfiles ficou por conta dos atiradores do TG 04-030 que sempre emocionam os presentes.

Em seguida foi a vez do Patronato São Luiz e dos Escoteiros.

Logo após, alunos e professores das escolas municipais de Formiga se apresentaram. Além da inovação na fanfarra, as instituições de ensino trouxeram para o desfile grande diversidade de temas, abordando a importância da educação, da inclusão e do respeito.

Os jovens do Capítulo Areias Brancas da Ordem DeMolay também se fizeram presentes e se manifestaram contra o despotismo, intolerância e corrupção.

As escolas estaduais Aureliano Rodrigues Nunes, Professor Joaquim Rodarte, Jalcira Santos Valadão (Escola Normal) e Doutor Abílio Machado (Polivalente) também desfilaram. Trazendo para o evento temas ligados à história do Brasil e com excelentes fanfarras, as escolas empolgaram a população que já lotava as calçadas da rua Barão de Piumhi e da praça Getúlio Vargas e se manteve firme, prestigiando o desfile apesar do forte calor e clima seco.

Desfilaram ainda, agentes prisionais da Penitenciária de Formiga que em 2017 completou sua primeira década de instalação no município.

Para encerrar o evento cívico, foi realizado desfile de carros antigos que atraiu apaixonados e surpreendeu o público.

O desfile foi acompanhado, do palanque, por diversas autoridades civis e militares. Além do Prefeito Eugênio Vilela e sua esposa, estiveram presentes parte do secretariado municipal e os vereadores Wilse Marques, Evandro Donizeth da Cunha (Piruca), Marcelo Fernandes, Sidney Ferreira.

Matéria atualizada às 15h05

COMPATILHAR: