A estrutura administrativa do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Formiga tem sido constantemente modernizada. Mais uma mudança foi implantada, com a instalação de um novo sistema de contas, escolhido por meio de processo licitatório. A empresa vencedora foi a MGF, de Passos, que agora substitui a empresa anterior, que prestou serviços por mais de 20 anos a autarquia.
O sistema é utilizado para digitação de leituras, impressões, geração e revisões de contas, bem como para inserção de outras informações, controle cadastral, solicitações de serviços e arrecadação, referentes à cerca de 30 mil domicílios da cidade.
Na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), sete funcionários do setor de contas passaram por um treinamento para conhecerem o funcionamento do novo sistema, que é mais moderno e completo.
No decorrer da semana, os dados começaram a ser transferidos de um sistema para o outro e, até que todo esse processo seja concluído no prazo de duas semanas, alguns serviços solicitados esta semana poderão ser executados com atraso de alguns dias. Por isso, a direção do Saae pede a compreensão da população, já que será uma situação atípica e temporária, porém necessária para aperfeiçoar ainda mais a rotina de trabalho da autarquia.
Leitura e impressão simultâneas
O Saae já estava há alguns meses, conforme noticiado em agosto deste ano, preparando-se para alterar o sistema de leitura e impressão de contas, que será simultâneo. Nesse caso, a empresa ?Inovação Computação Móvel?, de Divinópolis, vencedora da licitação para execução do serviço, já está cuidando da mudança, que irá agilizar e melhorar o atendimento prestado à população.
Com esse novo sistema, seis servidores irão a campo com um equipamento moderno, desenvolvido especificamente para este tipo de trabalho. O material inclui pequenas impressoras portáteis e palmtops (computadores de tamanho reduzido).
A previsão era de que os trabalhos já estive ssem funcionando no mês passado, porém, devido à contratação dos serviços da nova empresa do setor de contas e aos ajustes que ainda serão feitos, as leituras e impressões simultâneas continuarão a ser testadas em dezembro deste ano.

COMPATILHAR: