Da Redação

Devido ao alto índice de roubo/furto de aparelhos celulares, o 63º Batalhão da Polícia Militar divulgou algumas dicas importantes para auxiliar a PM na recuperação do aparelho, além de dicas de segurança.

Uma das dicas que pode ajudar na localização de celulares roubados/furtados é por meio da verificação do Imei (International Mobile EquipmentIdentity – sigla em inglês) do aparelho.

O Imei é um número de identificação que todo celular tem e serve para que operadoras e fabricantes verifiquem as características de um telefone. Essa identificação também é útil para resolver casos de roubo, perda e para receber os benefícios oferecidos pela garantia do fabricante.

Para saber o Imei do aparelho basta digitar *#06# e o número aparecerá na tela. Esse número deve ser anotado e guardado.

De posse do Imei, a Polícia Militar poderá no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e comprovando as irregularidades, prender os criminosos por  receptação.

Em caso de roubo, a vítima deve proceder da seguinte forma:

Entrar em contato com a operadora e de posse do número da série, bloquear o aparelho para inutilizá-lo.

Evitar a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar a rede social, procurar um local que seja mais protegido.

Evitar carregar o celular expondo-o, para não atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.

Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, evitar deixar o celular em cima da mesa.

Em caso de assalto, não reaja. Procure guardar o máximo de características do indivíduo para repassar a Polícia Militar.

 

Fonte: Polícia Militar ||

COMPATILHAR: