O período de férias está chegando e muitas famílias aproveitam a época para viajar. Deixar a casa sozinha nessa época pode ser sinônimo de dor de cabeça para quem pretende passar alguns dias descansando.

Porém, existem ações simples que podem proteger a residência contra invasões e assaltos no período em que a família estiver fora. Quem dá as dicas é a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Minas Gerias (PMMG).

A principal orientação da PM é não falar da viagem com pessoas desconhecidas e principalmente não postar informações sobre o passeio nas redes sociais.

Malas prontas 

Ainda em casa é importante ter cuidado para que a empolgação não faça alguns detalhes passarem despercebidos. Portões, portas e janelas, tudo deve estar trancado e vale à pena checar novamente antes de sair. 

É possível reforçar as entradas para a casa com trincos, trancas e cadeados internos. Se essa for a escolha, deve-se evitar colocar cadeados do lado externo do portão, pois isso é um sinal de que não há ninguém. Se for possível, vale também instalar dispositivos de segurança como alarmes, sensores de presença, dentre outros. Cuidado para não se esquecer de ligar os sistemas antes de sair. 

Antes de viajar, verifique faróis, luzes, pneus, estepe, freios, suspensão, combustível, óleo, documentos pessoais e do veículo. Use sempre o cinto de segurança e coloque as crianças no banco de trás utilizando o cinto ou a “cadeirinha”.

Fora de casa 

A PMMG lembra que, além dos reforços de segurança, o segredo para proteger a casa é transmitir a impressão de que ela não está vazia, evitando atrair a atenção de possíveis assaltantes. 

Caso a viagem seja estendida, pode-se, por exemplo, pedir a algum parente para visitar a casa algumas vezes, abrindo portas, janelas, regando o jardim e entrando com o carro na garagem. Tudo isso para demonstrar a presença de pessoas no local. 

Além disso, para dar a impressão de que a rotina da casa continua, a PM sugere que televisores e aparelhos de som sejam programados para ligarem, durante alguns minutos, em certos períodos do dia. As luzes também ajudam, desde que não fiquem acesas o tempo todo. Nesse caso, a sugestão é o uso de lâmpadas com fotocélulas, que acendem ao detectar que a luminosidade natural no ambiente diminuiu. 

Outra dica para quem vai viajar é cancelar a assinatura de jornais e revistas enquanto estiver fora. Uma alternativa é pedir a um vizinho ou alguém de confiança que recolha essas correspondências neste período. Deixar cartas e outras entregas acumularem no quintal chama a atenção de criminosos, pois indica que não há ninguém.

Ponto final 

 

A volta para casa também requer alguns cuidados para evitar assaltos. Ao chegar, a recomendação é olhar atentamente, procurando identificar a presença de pessoas estranhas, antes de desembarcar do veículo ou entrar em casa. 
Se houver qualquer sinal de arrombamento, ou outra coisa fora do comum, o melhor é não entrar em casa e procurar auxílio policial.

COMPATILHAR: