Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (24), representantes da Prefeitura, da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Centro Vocacional tecnológico (CVT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) discutiram alguns pontos decisivos para a implantação de uma sala do empreendedor no município.
Participaram de reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Jamir Chaves; o coordenador de Políticas de Fomento Econômico, Carlyle Ribeiro; a diretora de Planejamento, Emília Chaves; a diretora de compras públicas, Luciana Alves; o secretário Municipal de Comunicação, Túlio Fonseca; o supervisor do Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Alcivander Silva; a técnica regional do Sebrae, Glaucya Jerusa Souto Vale; a gerente da Acif, Priscila Nascimento, a secretária executiva da CDL, Cristina Nascimento; a coordenadora do NAE/CVT, Leila Patrícia da Silva, e o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sandro Rocha. Na oportunidade, os presentes anunciaram que a sala do empreendedor funcionará na sede da Acif, localizada à rua Silviano Brandão, 54. Além disso, foram discutidos assuntos relacionados a horário de funcionamento e, principalmente, em relação ao estagiário que atenderá os empreendedores no local, despesas, entre outras.
A Acif e a CDL apresentaram duas propostas quanto à contrapartida que será oferecida pela Prefeitura. Tais propostas serão apresentadas ao prefeito Aluísio Veloso/PT. Além disso, a administração municipal será responsável por formalizar um contrato sobre a parceria entre as instituições para a implantação da sala do empreendedor. Uma nova reunião será agendada em breve para a divulgação dessas decisões.
Sala do empreendedor
Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informam que, atualmente, existem 344 empreendedores individuais formalizados em Formiga. A sala do empreendedor funcionará como uma ferramenta de apoio aos empreendedores individuais de Formiga que precisam se formalizar e também de assessoria aos empreendedores já cadastrados.
A sala do empreendedor possibilitará uma ação conjunta de instituições e Prefeitura no auxílio aos empresários no andamento de processos de abertura de negócios ao considerar as necessidades de cada processo.

COMPATILHAR: