A Fundação Educacional de Formiga-MG (Fuom) agora conta com mais um espaço para a realização de atividades institucionais, dos cursos do Unifor-MG e do Colégio de Aplicação. Na sexta-feira (5) foi inaugurado o Salão de Eventos ?Professor Walmor de Borba?, localizado no segundo pavimento do Prédio 4.

O evento contou com a presença de conselheiros da Fuom, membros da Reitoria do Centro Universitário de Formiga, coordenadores de cursos e de departamentos da Instituição, professores e funcionários do Unifor-MG e do Colégio de Aplicação e demais convidados.

Primeiramente, foi feita a composição da mesa, formada pelo presidente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão; pelo vice-presidente, Celso José de Moura; pelos membros do Conselho Diretor, José Ivo da Silva e Cirlanda Marques Chaves; pelos membros do Conselho Superior de Normas e Diretrizes, Adriana Alves Silva; Célia Guedes Faria Lima; Celso do Prado Couto e Inêidina Sobreira.

Após a execução do Hino Nacional, o presidente da Fuom deu as boas-vindas e anunciou o homenageado da noite que cedeu o nome para o novo Salão de Eventos. A revelação do nome do Prof. Walmor de Borba foi uma surpresa para muitos, inclusive para o próprio homenageado e familiares dele.

O professor Walmor de Borba foi convidado para fazer o descerramento da placa de inauguração, juntamente com Marco Antonio de Sousa Leão. Bastante emocionado, o homenageado fez um breve discurso de agradecimento pelo reconhecimento de seu trabalho em prol da Fuom. Em seguida, recebeu uma réplica da placa inaugural.

Ainda durante a inauguração do Salão de Eventos, foram feitas algumas homenagens a pessoas importantes para a implementação da Fuom. Receberam o título de ?Fundador Benemérito da Fuom?: Air Santos, Milange Maria Murari Silveira, Maria Hilda de Carvalho Maia e Juarez Eufrásio de Carvalho, por terem contribuído com ética e dignidade no cargo de membro do Conselho Diretor da Instituição, por vários anos, trabalhando de forma graciosa para o desenvolvimento e fortalecimento da Fundação Educacional de Formiga-MG.

Terminadas as homenagens, foi exibido um vídeo institucional com os investimentos feitos pela instituição em 2014. Em seguida, o presidente da Fuom apresentou uma prévia do balanço patrimonial até outubro deste ano.

A Fuom também é mantenedora do Colégio de Aplicação. Assim, foi exibido um vídeo com as razões que os pais devem conhecer para matricularem seus filhos na Instituição.

Marco Antonio de Sousa Leão fez o encerramento do evento e agradeceu a todos que contribuíram para a concretização de mais esse marco para a FUOM e também agradeceu a presença de todos. O radialista e historiador Claudinê Sílvio dos Santos, membro da Assembleia da Fuom, fez uso da palavra e ressaltou a justa homenagem ao Prof. Walmor de Borba. Ao final da solenidade, foi servido um coquetel para os convidados.

Currículo Walmor de Borba

Walmor de Borba é filho de João José de Borba e Francisca Martins de Borba. Nasceu em 29 de julho de 1929, na cidade de Camboriú, em Santa Catarina. Formou-se em Engenharia Agronômica, em Lavras, no ano de 1966. Em Formiga, formou-se em Ciências Licenciatura Curta pela antiga FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) da Fuom.

Em 1977, especializou-se em Química e também fez diversos cursos de extensão. Ele foi admitido pela Fuom como professor em 1969, nas áreas de Química, Biologia e Botânica. Foi Vice-Presidente da Fuom de 1979 a 1983 e Presidente entre 1985 e 1987. Em 2004, o professor Walmor de Borba desligou-se da Fundação.

Também foi presidente do Rotary Club de Formiga, entre 1993 e 1994. Durante a sua vida, ele recebeu diversas premiações. Em 1978, recebeu uma importante Medalha Militar pelos 30 anos de serviços prestados sem qualquer punição. Em 2000, recebeu o título de Destaque em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais.

Tanta dedicação para oferecer uma educação de qualidade à comunidade formiguense e regional justifica a nomeação do novo Salão de Eventos da Fuom como ?Prof. Walmor de Borba?.

COMPATILHAR: