No fim da tarde desta sexta-feira (26) foi realizada no Fórum Magalhães Pinto, em Formiga, a solenidade de descerramento da placa de denominação do Salão do Júri que agora passa a se chamar “Salão do Júri Paulo Roberto Prado de Oliveira”.

O espaço recebeu o nome do ex-promotor de Justiça, falecido em 2011, que antes de atuar em Formiga já havia passado por várias cidades e sempre foi conhecido pelo excelente desempenho na função de promotor, de advogado e por ser um homem probo e digno de todas as homenagens.

A homenagem ocorreu há exatos seis anos do falecimento de Paulo Prado. A aprovação do nome dele para o Salão do Júri ocorreu por meio de parecer da Comissão de Recepção de Autoridades, Honraria e Memória do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais no fim do ano passado.

A solenidade desta sexta-feira, que reuniu além de familiares e amigos do homenageado, autoridades do município, advogados e membros da sociedade civil organizada, foi conduzida pelo diretor do Foro da Comarca de Formiga, Rodrigo Márcio de Souza Rezende, juiz de Direito da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial que explicou o caminho percorrido até a aprovação do nome do homenageado. “O Tribunal de Justiça do Estado é extremamente criterioso ao autorizar um nome para denominar um tribunal do júri. A indicação do nome do Dr. Paulo foi feita ainda em 2011 e em 2014 foi iniciado o processo para aprova-lo e no dia 24 de outubro do ano passado, o nome do doutor Paulo foi aceito por unanimidade, no mesmo dia em que vários nomes indicados em outras comarcas foram rejeitados”, comentou o juiz.

Ainda durante o ato solene, o grande responsável pela indicação do nome do ex-promotor, o juiz Altair Rezende, fez uso da palavra e se dirigiu em especial aos familiares de Paulo Prado, enaltecendo o grande profissional que dominava, de fato, o Tribunal do Júri seja enquanto membro do Ministério Público ou ainda, como advogado, profissão em que voltou a atuar após a aposentadoria em 1998.

A filha mais velha de Paulo Prado, a advogada Adriana Prado também fez uso da palavra e procurou contar um pouco sobre a vida do pai dela, dando enfoque no chefe de família e feitor de grandes amizades por onde passou.

A mesa da solenidade foi composta pelos juizes  Rodrigo Rezende, Altair Rezende e Lorena Teixeira Vaz , pelos promotores Clarissa Gobbo e Ângelo Ansanelli e ainda pelo procurador do município José Oliveira Neto que representou o prefeito, pela presidente do poder Legislativo Wilse Marques, pelo presidente do Consep Wilson Figueira e pelo delegado regional de polícia Irineu Coelho.

 

O homenageado

Paulo Prado era natural de Pouso Alegre e foi promotor de Justiça em  Nova Resende, Camanducaia, em Ouro Fino, em Sete Lagoas e em Formiga. Após se aposentar como promotor, Paulo Prado passou a trabalhar como advogado ao lado da sua filha Adriana Prado.

O ex-promotor foi fundador do Partido Popular Socialista (PPS) em Formiga, chegando a disputar o cargo de vice-prefeito na chapa da ex-vereadora Hortência Nunes em 2000. Foi também membro das Lojas Maçônicas Ciência e Virtude ee recebeu o título de Cidadão Honorário Formiguense, quando foi homenageado na Câmara Municipal.

Ele faleceu no dia 26  maio de 2011 no Hospital das Clínicas em São Paulo, aos 57 anos.

COMPATILHAR: