Paulo Coelho

Na tarde de terça-feira (6), foi inaugurada a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Formiga.

O evento ocorreu no mesmo dia em que a rede do Samu do Oeste de Minas foi inaugurada pelo governador Fernando Pimentel, em Divinópolis. Cerimônia acompanhada pelo secretário de Saúde de Formiga, José Geraldo Pereira, uma vez que o prefeito Eugênio Vilela não pôde se ausentar da cidade em virtude das comemorações de aniversário de 159 anos de emancipação do município.

Já em Formiga, o governador do Estado foi representado pelo secretário Estadual de Esportes, Arnaldo Gontijo que fez a entrega das duas ambulâncias que serão usadas nos resgates. O chefe de gabinete da Secretaria Geral do Governo do Estado, Sheldon Almeida, também esteve em Formiga para a inauguração da sede local do Samu e, na oportunidade, agradeceu o empenho do governador para a obtenção deste benefício.

O prefeito Eugênio Vilela lembrou e agradeceu os esforços dos governos federal e estadual, além do empenho de toda a equipe municipal que igualmente trabalhou em prol da implantação desse importante serviço de saúde. O município contribuirá mensalmente, de agora em diante, com R$0,40 por habitante que Eugênio garante, serão repassados, criteriosamente em dia.

A presidente do Legislativo, Wilse Marques também fez uso da palavra agradecendo o empenho de seus pares, na aprovação de todos os projetos de encaminhamento de solução para a implantação do Samu nessa cidade, que, como sabemos, se arrasta desde 2014.

O secretário estadual de Esportes, Arnaldo Gontijo entrega as chaves das ambulâncias ao prefeito de Formiga, Eugênio Vilela (Foto: Paulo Coelho)

A placa da base local do Samu foi descerrada por Eugênio Vilela, Arnaldo Gontijo e pelo chefe de gabinete da Secretaria Geral do Governo do Estado, Sheldon Almeida  (Foto: Paulo Coelho)

O evento ocorreu no Departamento de Estradas e Rodagem (DER) onde foi instalada a base do Samu, e reuniu autoridades, a equipe que prestará o serviço no município e seus familiares.

Além de Formiga, a base do Samu na cidade, onde atuarão 26 profissionais: sete médicos, sete enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e oito condutores-socorristas, atenderá a outros oito municípios: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta e Tapiraí. A unidade contará ainda com as duas ambulâncias superequipadas, entregues nesta oportunidade, pelo Governo do Estado.

O vice prefeito, Cid Corrêa e diversos secretários e membros do primeiro escalão da administração municipal, além de mais de uma centena de convidados também fizeram presentes ao ato solene.

Érica Leão, o esposo dela e  a vice-prefeita, Jaine Rodrigues (Foto: Paulo Coelho)

Igualmente, estiveram prefeitos da região: dentre estes, anotamos Érica Leão [foto] (Córrego Fundo) e Jaine Crescêncio (vice); Ailton Costa Faria – Sapinho (Pimenta), Marco Aurélio Rabelo (Pains).  Alguns vice-prefeitos e vereadores da região também marcaram presença no evento. Dentre estes os formiguenses: Wilse Marques, Cabo Cunha, Sidney Ferreira, Mauro César, Evandro Donizeth (Piruca), Flávio Couto, Marcelo Fernandes e Flávio Martins e o presidente da Câmara de Pimenta, Breno Firmino.

Jaime Martins presente:

O deputado federal Jaime Martins em sua fala lembrou o esforço dos governos federal, estadual e municipal para a conquista que culminou na implantação desta importante ferramenta de atendimento à saúde na região. Ele relacionou verbas por ele conseguidas e já encaminhadas a este município nos últimos meses e desculpou-se por ter que deixar o recinto antes do término da solenidade, em razão de compromissos inadiáveis em Brasília que, “como todos sabemos, passa politicamente por um momento muito conturbado”, disse.

Confira a seguir a íntegra das palavras do governador Pimentel, lidas por seu representante:

Caros amigos e caras amigas de Formiga pedi ao secretário Arnaldo Gontijo que lesse, em meu nome, algumas palavras sobre o simbolismo dessa cerimônia, já que, infelizmente, não pude estar aqui com vocês.

Cumprimentando o prefeito Eugênio Vilela pela cerimônia, e por reconhecer o papel e os esforços do governo estadual pela cidade, quero dedicar esta fala justamente à importância do trabalho e da união para podermos fazer as entregas que os mineiros e as mineiras tanto desejam.

É o que estamos fazendo agora, com a entrega dessas duas ambulâncias para o município de Formiga. Vocês sabem das dificuldades financeiras que o Estado atravessa. Vivemos um quadro de calamidade financeira. Mas isso não pode nos paralisar.

E isso não tem paralisado o Governo de Minas Gerais, como bem sabe o nosso prefeito Eugênio. Nesse quadro de extrema dificuldade, o nosso compromisso com a população tem de ser ainda maior. Porque, se os recursos são poucos, quem tem de apontar as prioridades são os próprios mineiros.

Por isso, estamos focando nossas atenções nos problemas imediatos das pessoas, dialogando e tentando buscar soluções viáveis. Não fazemos um governo de grandes obras, obras faraônicas. O nosso governo é um governo de pequenas entregas, mas entregas que mudam para melhor a vida das pessoas.

Tem sido assim no Estado inteiro e, hoje, em especial, aqui em Formiga. É assim que vamos superar todos os nossos problemas: trabalhando por Minas Gerais. É isso que estamos fazendo aqui hoje. Minas está conseguindo se preservar desta crise graças ao trabalho conjunto de nossas instituições, às parcerias que temos consolidado com as Prefeituras.

Às vezes alguém olha e diz: “ah, isso aí é pouca coisa, o governo está entregando ambulância, não vale nada”. Pode não valer para quem está de longe, no seu apartamento de luxo, às vezes até fora do país, olhando o cenário e achando que o Brasil é um país que já resolveu todos os seus problemas.

Não. Esse evento de hoje vale e vale muito para a população de um município como o de Formiga. Essas duas ambulâncias podem ser, para muita gente, a diferença entre vida e morte. É uma pequena entrega do ponto de vista do valor, mas de grande significado diante do que realmente importa. Uma vida, afinal, não tem preço.

Esse é o compromisso que reafirmo com vocês: um governo atento aos problemas de todos e cada um, de todas e cada uma, solidário, nas horas boas e nas horas ruins, para enfrentar as dificuldades e encontrar soluções. O resultado vem sempre para quem trabalha. E o que não falta aqui é capacidade de trabalho.

Não nos afastaremos desse caminho. Ouvir quem precisa, de coração aberto, com humildade, e trabalhar, com dedicação, pelos mineiros e pelas mineiras que esperam e acreditam num futuro melhor. Nenhuma crise será maior do que nós. Nós vamos superá-la. Que Deus siga nos iluminando.

Um grande abraço do amigo,

Fernando Pimentel

Governador do Estado de Minas Gerais

COMPATILHAR: