A Santa Casa de Caridade de Formiga, no ano de 2011, aprimorou diversos serviços. Um deles é o de ouvidoria, um espaço direto de comunicação entre o hospital e os clientes internos e externos, aperfeiçoando a qualidade de tudo o que é oferecido pela instituição.
Agora, o cliente pode ter um contato mais direto com a administração, optando por fazer suas queixas, críticas ou sugestões pessoalmente, por comunicação verbal por meio do site da Santa Casa. Todos esses processos de funcionamento da ouvidoria são encaminhados para o Setor de Ouvidoria, que tem como responsáveis as psicólogas Luciane Saporetti e Fernanda Bitencourt.
De acordo com Luciane Saporetti, o Serviço de Ouvidoria baseia-se em princípios constitucionais e é fortalecido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Associação Brasileira de Ombudsman. ?A existência desse canal dentro da instituição é para fortalecer e ampliar a participação da comunidade como um todo, na busca pela qualidade dos serviços prestados, buscando envolver as avaliações, opiniões e ideias fornecidas pelos clientes nas decisões da gestão hospitalar?, explicou a psicóloga.
Luciane ainda explica que o cliente deve preencher um formulário para fazer suas reclamações, sugestões ou críticas. A ouvidoria, num prazo de sete a vinte dias, dará uma reposta. O usuário ainda recebe um número de protocolo, com o qual poderá acompanhar o resultado da demanda. Todos os formulários são encaminhados aos gestores e coordenadores de área da Santa Casa, sempre resguardando a identidade do usuário, podendo ser esse um cliente interno (funcionários) ou externo (pacientes, acompanhantes, visitantes, entre outros).
A ouvidoria hospitalar faz parte do Programa de Humanização e tem como foco estratégico a satisfação do usuário em relação aos serviços prestados pelo hospital.
Confira como funciona a Ouvidoria da Santa Casa
Pessoalmente
*Preencher um formulário que fica na recepção da Santa Casa;
*O cliente pode conversar pessoalmente com o ouvidor anotando a queixa e ou acontecido;
*O ouvidor deve emitir parecer ao cliente pessoalmente, caso o cliente ainda esteja na instituição ou via telefone no prazo máximo de 7 a 20 dias.
Por escrito
*Cliente solicita fazer uma reclamação, o funcionário de enfermagem ou do atendimento direciona para o Serviço de Ouvidoria. Caso não estejam disponíveis no momento o cliente pode preencher o formulário e depositar na caixa da ouvidoria.
Por telefone
*O cliente liga e pede para falar com o serviço de ouvidoria;
*Assim que o ouvidor tiver uma resposta o cliente receberá uma correspondência com o parecer do assunto;
* O telefone de atendimento da Santa Casa de Formiga é o (37) 3329 -1300.
Via e-mail
*Sugestões e críticas também podem ser feitas por meio do endereço eletrônico no site da Santa Casa, pelo e-mail [email protected];
* Neste molde o cliente também terá uma resposta sobre o assunto questionado.

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