Com o intuito de identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro, bem como apresentar recomendações para melhorá-los, a Santa Casa de Caridade de Formiga contratou uma empresa de auditoria para 2015.

O auditor Weslley Martins dos Santos, da ACW Auditoria, de Belo Horizonte, esteve na Santa Casa de Formiga na segunda-feira (22), para formalizar o contrato. Os trabalhos de auditoria serão realizados no início do segundo semestre.

Além do auditor Weslley dos Santos, participaram da reunião o provedor/administrador judicial da Santa Casa, Sidney Ferreira; o gerente geral, José Orlando Fernandes Reis; o contador da instituição, Geraldo Magela Ribeiro, e o gestor de área/auditor interno, Webert Vilela.

A auditoria pode ser entendida como uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

Trata-se de uma ferramenta de controle e gestão de riscos empresariais que contribui com o trabalho de forma eficaz na condução dos negócios pelos gestores. Assim, a auditoria desempenha um papel de importância fundamental para as empresas quando identifica riscos e falhas de controles nos trabalhos e serviços prestados.

Os resultados do trabalho da auditoria, além de se constituírem em algo precioso para auxiliar os gestores, fornecem recomendações corretivas e preventivas à exposição da instituição face aos diversos riscos empresariais.

Além disso, o trabalho eficaz da auditoria libera os gestores para a condução e o gerenciamento dos negócios, permitindo-lhes exercer com segurança o processo decisório sobre as importantes transações da instituição.

 

 

Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: