O Setor de Captação de Doadores da Santa Casa de Formiga convoca toda a população para doar sangue. De acordo com a captadora de doadores, Helena Maria, todas as sextas-feiras, às 6h, os doadores são levados ao Hemocentro de Divinópolis, gratuitamente.
Na ocasião, é feita uma avaliação médica e todas as informações prestadas pelo doador são de sigilo absoluto. Os materiais usados para a coleta são descartáveis.
A doação de sangue também pode ser agendada pelo telefone (37) 3329?1304 ou na Santa Casa, que fica na rua Doutor Teixeira Soares, 335, bairro Engenho de Serra.
Para doar sangue, o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro, o mesmo é levado até um profissional, que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois, é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.
Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação, um lanche é servido ao doador, que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia.
A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação), os quais, em seguida, são levados ao local onde serão armazenados, até que sua utilização seja necessária.
O indivíduo, ao doar sangue, não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

COMPATILHAR: