A Santa Casa de Passos está há 15 dias com 100% de ocupação dos leitos destinados para pacientes da Covid-19. Desde o dia 6 de maio, todos os 50 leitos de UTI da instituição estão ocupados. A situação preocupa também a Unidade de Pronto Atendimento da cidade, que possui fila de espera para internação.

Nesta semana, a UPA chegou a registrar 23 pacientes na fila de espera por uma vaga na Santa Casa. Nessa sexta-feira (21), a fila é de 12 pessoas.

“Nós observamos um aumento de procura na UPA há cerca de 30 dias, se agravando nestas últimas semanas. Os pacientes costumam chegar até a gente com sintomas gripais típicos como falta de ar, coriza, tosse. Como a UTI da Santa Casa está com 100% dos leitos ocupados, o prazo de transferência varia muito. Já tivemos paciente que aguardaram cinco dias para serem internados no hospital”, explicou o diretor técnico da UPA, Flávio Ferreira.

Ainda de acordo com o diretor técnico da UPA, os jovens estão sendo mais contaminados pela Covid-19.

“O perfil mudou muito. Antes a gente observava muitos pacientes idosos acometidos pelo vírus. Hoje, os pacientes são mais jovens e estão chegando na UPA com quadros que tem se agravado mais rapidamente”, afirmou.

Fonte: G1

COMPATILHAR: