Contratada para prestar serviços médicos no Pronto Atendimento Municipal (PAM), cedendo dois plantonistas por turno, a direção da Santa Casa de Formiga emitiu nota, a pedido do Portal Últimas Notícias sobre a morte da idosa de 63 anos, Maria Madalena da Silva na tarde de segunda-feira (29).
Confira na íntegra a nota assinada pelo provedor da Santa Casa, Dr. Geraldo Couto
?A Santa Casa de Formiga vem por meio desta esclarecer sobre o óbito ocorrido com a paciente MM no dia 29/09/2014.
A Santa Casa de Formiga detém contrato para a atuação de médicos no Pronto Atendimento Municipal de Formiga.
No dia 29/09/2014 dois médicos estavam escalados para o plantão no Pronto Atendimento Municipal e um deles, como qualquer ser humano, estava doente e não estava conseguindo trabalhar. Por volta de 9:00 horas, ele foi procurar tratamento médico e ficou o outro profissional no atendimento.
Em nenhum momento o Pronto Atendimento Municipal de Formiga ficou sem médico no atendimento.
A paciente MM foi avaliada e medicada pelo médico plantonista e mesmo após início do tratamento, a mesma evoluiu com piora progressiva do quadro. Foi reavaliada por outro médico e por um médico especialista em Cardiologia sendo suspeitado do diagnóstico de Embolia Pulmonar Maciça com insuficiência respiratória e choque cardiogênico.
A paciente foi encaminhada à sala de emergência para tratamento médico específico, submetida a intervenções invasivas, foi entubada e solicitada vaga na UTI.
Mesmo após todas as intervenções, a paciente evoluiu com parada cardiorespiratória que não respondeu as manobras de reanimação.
Conforme relatado, todas as intervenções necessárias a manutenção da vida da paciente foram realizadas e não houve indícios de negligência da equipe médica no atendimento.
Cabe ainda esclarecer que o quadro de Embolia Pulmonar Maciça tem alta mortalidade independente de todos os outros fatores, inclusive quando ocorre dentro da UTI.
A Santa Casa de Formiga se solidariza com os familiares da referida paciente e se declara a disposição para outros esclarecimentos?.

Contradições

Apesar da afirmação em nota de que em nenhum momento o Pronto Atendimento ficou sem atendimento médico, em entrevista poucos minutos após a morte de Maria Madalena, o filho dela Rubens da Silva, afirmou ter sido avisado por funcionários que o único médico de plantão estaria doente e que não havia ninguém para atendê-la. O outro profissional só chegou ao PAM por volta das 11h30, mais de 2h30 após a chegada de Dona Maria Madalena ao local.
Ainda de acordo com o filho da paciente, até o momento que a mesma começou a apresentar uma considerável piora no quadro, vindo a ficar roxa (cianótica), não havia sido dado nenhum diagnóstico e a idosa havia apenas tomado soro e colocada no oxigênio.
Ainda de acordo com Rubens, que esteve do lado da mãe até a constatação da morte, apenas quando o caso havia se agravado surgiram mais profissionais para atendê-la, mas já não havia o que fazer.
A nota emitida pela Santa Casa sobre o assunto, deixa claro que ela (contratante)reconhece e admite que houve falha no atendimento.

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