A Santa Casa de Caridade de Formiga recebeu nos dias 29 e 30 de setembro a visita da Equipe IQG, empresa paulista responsável pela melhoria da qualidade de gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), relacionada aos hospitais que tem o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais (Pro-Hosp).
Segundo a gestora da Santa Casa, Karla Emanuela Carriço da Mata, a ONA tem por objetivo promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.
Ainda de acordo com a gestora, foram avaliadas 43 áreas na Santa Casa, incluindo os serviços terceirizados e parceiros, como hemodiálise, laboratório, e o Pronto Atendimento Municipal (PAM). O foco da visita foi a análise da gestão, monitoramento e controle de todos os riscos hospitalares e suas consequências ao paciente.
?Nossa instituição iniciou este trabalho para preparação da visita dos avaliadores há 60 dias e, nesta primeira visita, tivemos 10 áreas que conseguiram a acreditação no primeiro nível de qualidade, ou seja um aproveitamento de aproximadamente 25%?.
Conforme a gestora, o processo de acreditação da ONA da Santa Casa ainda está em na fase inicial e a entidade conta com a colaboração, envolvimento e compromisso de toda a comunidade hospitalar e parceiros. ?Na segunda visita , com certeza, teremos uma melhor pontuação, proporcionando assim uma melhoria da qualidade na prestação de serviços da Santa Casa de Caridade de Formiga à população de Formiga e microrregião? , conclui Karla Emanuela.

COMPATILHAR: