Em Formiga, a Santa Casa precisa de doadores de qualquer tipo sanguíneo; a expectativa é suprir a falta de bolsas no banco de sangue da unidade. 

De acordo com a Santa Casa, os estoques de sangue dos tipos positivo estão, em média, 30% abaixo do ideal; os tipos negativos estão em 35%. Já os estoques dos tipos O positivo, O negativo e A positivo estão em estado crítico.

Como doar

Os interessados em doar sangue devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

A doação é feita por meio de agendamento. É preciso ligar para os telefones (37) 3329-1317 ou (37) 99992-9261 e falar com Renata, que irá auxiliar em todas as instruções e facilitar o agendamento e transporte até a Fundação Hemominas.

 Covid-19

 Os candidatos à doação que tiverem testado positivo para a Covid-19, clínico/laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

Os interessados que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial do coronavírus, são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com os infectados.

A Santa Casa ressalta que a Fundação Hemominas segue rigorosamente os procedimentos de proteção e prevenção para que os doadores se sintam seguros para realizar a doação de sangue.

Entre os cuidados adotados está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca; a utilização do álcool gel/líquido70% para higienização das mãos, a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades para garantir o distanciamento mínimo entre os doadores.

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: